Nuno Oliveira, chief people and culture officer da Zurich Portugal, destaca a necessidade da empresa de ser atrativa, não só para conseguir recrutar os perfis e os talentos que ambiciona mas também para que possa retê-los. «Só assim conseguimos garantir a sustentabilidade do nosso negócio», assinala. A seguradora integra o dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human».
Texto: Redação «human» Foto: DeF
A Zurich Portugal faz parte do Zurich Insurance Group, segurador multi-ramo fundado há 150 anos e com presença em mais de duas centenas de países e territórios. No nosso país há 105 anos, conta atualmente com mais de 500 colaboradores e uma rede de distribuição superior a 1.800 agentes de seguros, corretores e parcerias bancárias, que servem mais de 750 mil clientes.
A sede da Zurich Portugal, em Lisboa, fica num edifício histórico da Rua Barata Salgueiro, tendo passado por uma reabilitação que atendeu sobretudo a critérios de sustentabilidade, digitalização, mobilidade e ainda diversidade e inclusão. Zonas colaborativas, espaços sociais e de lazer, uma área de cafetaria com esplanada exterior, sala polivalente para atividades desportivas e culturais, sala de amamentação e repouso e também balneários, tudo isto existe num edifício sustentável e digital que contribui para reafirmar o compromisso da empresa com o nosso planeta. A reabilitação resultou do projeto LiZboa, de mudança organizacional, com uma clara aposta no modelo de trabalho híbrido.
Nuno Oliveira, chief people and culture officer da Zurich Portugal, começa por referir a necessidade da empresa de ser atrativa, não só para conseguir recrutar os perfis e os talentos que ambiciona mas também para que possa retê-los. «Só assim conseguimos garantir a sustentabilidade do nosso negócio», assinala, para logo acrescentar: «O espaço de trabalho e a imagem que nos associam é fundamental para realizar este objetivo. Ao idealizarmos o edifício, fizemo-lo com uma perspetiva de transparência, numa atividade como a seguradora, que entra na vida das pessoas. A verdade é que qualquer de nós, ao fazer um seguro, seja automóvel, lar ou saúde, a seguradora está a entrar na sua vida. E mais, sabemos que a atividade, genericamente, por vezes ainda é vista como menos atrativa, menos tech, um pouco conservadora, daí que tivemos de inventar novos conceitos. Criámos uma imagem de modernidade na concetualização do projeto.»
Na conversa com Nuno Oliveira, percorrendo o edifício, a cultura de proximidade informal fica bem visível quando encontramos a chief executive officer (CEO) a trabalhar numa zona de open space, de trabalho colaborativo. Na realidade, na sede da Zurich Portugal não há um único gabinete, o que existe é salas de reunião, work stations, espaços que podem ser reservados por todos os colaboradores através da app que a seguradora disponibiliza.
Este modelo foi seguido em vários países, porque na Zurich acredita-se que «a experiência proporcionada às pessoas da empresa tem um impacto direto na experiência proporcionada aos clientes e por consequência no negócio», faz notar o responsável.
O edifício tem 11 bairros, que correspondem às diferentes unidades. E tudo resultou de envolver os colaboradores, de procurar o seu feed-back constante, as preferências, as ideias, a partir de muitas sessões de brainstorming, de focus groups e surveys. Nuno Oliveira recorda: «Rapidamente definimos que seria um sistema de hot desk, sem um lugar específico para cada pessoa, mas sim com a marcação a ser feita na app, pela própria pessoa. Quanto aos bairros, percebemos que sempre que viéssemos ao escritório e quiséssemos encontrar alguém de uma determinada área, se não tivéssemos esse conceito seria mais difícil. No fundo, um bairro tem a ver com uma área, recursos humanos, financeira, etc. Mas é como na nossa vida, independentemente de habitarmos um bairro, não significa que nos circunscrevamos a esse bairro.»
Para uma experiência mais positiva
Com uma estratégia de pessoas e de negócio «perfeitamente definida», conforme partilha Nuno Oliveira, a Zurich vê os sistemas e as ferramentas tecnológicas como tendo um papel de facilitador, de promoção de uma experiência mais positiva. «Trata-se de um conjunto de equipamentos essencial no atual modelo de trabalho híbrido. E começa logo no cliente, que tem várias formas de entrar na Zurich, seja através dos nossos parceiros, intermediários de negócio, ou diretamente, pois isso está à distância de uma aplicação tecnológica», diz.
Das mais de 500 pessoas da Zurich Portugal, estão na sede em média 150. O facto de cada colaborador escolher os dias em que trabalha à distância ou no escritório, neste caso com marcação através da app, permite monitorizar os dias da semana em que existe um pico de presenças. «As próprias pessoas tornaram-se mais conscientes sobre a necessidade e o motivo de ir ao escritório, sobre os dias da semana a escolher», partilha o responsável. Por exemplo, quarta-feira é o dia de mais pessoas, seguindo-se as terças e as quintas, sobretudo pelas reuniões de equipas. Mesmo estas reuniões acontecendo por vezes à distância, a verdade é que a Zurich recomenda que com uma determinada periodicidade decorram presencialmente.
Este modelo de trabalho tem sido muito divulgado. É bastante conhecido, inclusive pela concorrência. Nuno Oliveira não vê aí nenhum problema, e assinala: «Estamos num mercado aberto. Mas uma coisa é replicar um ou outro conceito de edifício e escritório, que não escondemos, independentemente dos riscos de copying. Pensamos muito mais nas vantagens do que nos riscos, e a principal vantagem é sermos conhecidos pelo conjunto das nossas práticas, porque só assim conseguimos ser atrativos. E há uma coisa que é mais difícil copiar: o ADN. Há no nosso ADN a nossa cultura. E promovemos esse ADN em cada um de nós, os que trabalham na Zurich e os que trabalham com a Zurich. Um ADN de proximidade, flexibilidade, confiança e transparência.
»» DISTINÇÕES
– «Índice da Excelência», da Neves de Almeida | HR Consulting: 1º lugar na categoria Grandes Empresas
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»
»» QUADRO
Zurich Portugal
Sede: Lisboa
Atividade: Atividade Seguradora
Número de colaboradores: 540 (51% homens, 49% mulheres)
Média de idades: 45 anos
Antiguidade média: 15 anos
Colaboradores em trabalho remoto: modelo de trabalho híbrido
Site: www.zurich.com.pt