Através da integração entre a plataforma de e-learning e o software de gestão
Potencializar a formação

A revolução digital da formação em curso tem sido essencial para uma maior agilização dos processos de gestão e coordenação dos projetos. As plataformas de e-learning e os softwares de gestão da formação têm sido ferramentas essenciais neste processo, e a integração entre estas ferramentas tem vindo a ajudar as organizações a aprimorar significativamente a eficácia e a eficiência dos seus projetos de formação, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais integrada e personalizada.

Texto: Mafalda Isaac

.

Os benefícios da utilização de plataformas de e-learning têm sido amplamente divulgados, tratando-se de uma ferramenta que permite, entre outros, o acesso a cursos e materiais educativos em qualquer lugar do mundo e a flexibilidade de horários, que permite aos participantes acederem ao conteúdo de aprendizagem num horário que lhes seja conveniente. Uma plataforma de e-learning torna a formação mais económica, eliminando custos de deslocações, impressão de materiais e alugueres de espaço, e permite aos participantes terem a autonomia necessária para fazerem a formação ao seu ritmo. Entre outros benefícios, destacamos ainda o facto de as plataformas de e-learning poderem oferecer uma variedade de recursos, como vídeo, simulações, quizzes interativos e outros recursos para atender a diversos estilos de aprendizagem. Não menos importante é o facto de as plataformas de e-learning incluírem ferramentas de rastreamento do progresso e avaliação automatizadas, facilitando a análise da avaliação do desempenho dos participantes e possibilitando a melhoria contínua do processo de aprendizagem.

Por outro lado, os softwares de gestão da formação têm também um papel crucial na eficiência dos programas de formação dentro das organizações.

Um software de gestão da formação permite a centralização de toda a informação relacionada com os programas de formação, e permite igualmente o acesso remoto e flexível em qualquer lugar e a qualquer hora.

Outra das grandes mais valias da utilização de um software de gestão da formação é a automatização das tarefas administrativas, como a inscrição dos formandos, a emissão de certificados, a emissão de relatórios de avaliação, entre outros.

A integração entre uma plataforma de e-learning e um software de gestão da formação vai originar a criação de um ecossistema coeso no qual as duas ferramentas comunicam entre si, permitindo uma maior centralização de dados, o acompanhamento contínuo do progresso do processo formativo, a personalização da experiência do utilizador e a recolha de relatórios abrangentes.

Esta integração vai gerar uma maior eficiência operacional do processo formativo e contribuir para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e, por conseguinte, para o sucesso da organização.

Na B-Training Consulting trabalhamos diariamente para ajudar os nossos clientes no processo de transformação digital da formação, apresentando soluções inovadoras e integradas que permitam concentrar num único serviço todas as ferramentas de gestão da formação de uma organização.

Deste modo, criámos um software de gestão da formação que poderá ser parametrizado à medida das necessidades dos nossos clientes, o que permite a integração com a plataforma de e-learning, possibilitando um serviço único e integrado, parametrizado de acordo com os requisitos da DGERT e garantindo deste modo que os seus processos formativos estão de acordo com a entidade reguladora da qualidade da formação em Portugal.

.

»»»» Mafalda Isaac é partner da B-Training Consulting, um projeto que resulta de uma forte experiência por parte dos seus fundadores, nas áreas da formação de adultos e gestão estratégica. B-Training Consulting é uma marca registada da empresa Gesperitus – Consultoria de Gestão e Formação Lda (fundada no ano de 2005).