Para garantir o sucesso empresarial

KPIs de RH devem ser priorizados

Os desenvolvimentos registados neste ano de 2023 revelaram novos indicadores-chave de desempenho (KPIs, key  performance indicators) na área de recursos humanos (RH). A tecnologia tem demonstrado ser uma aliada valiosa para a tomada de decisões e a otimização de processos, e o avanço da inteligência artificial (IA) está a influenciar significativamente a experiência do colaborador, mas identificar as ações cruciais é primordial para o sucesso.

Texto: Talentia Software

.

Vejamos então os KPIs de RH a que as empresas devem dar mais atenção no contexto atual para garantirem o sucesso futuro:

1. Retenção de colaboradores

A automatização e previsão de resultados através de ferramentas de IA já são possíveis em 2023, mas o valor do talento humano é insubstituível. Reter colaboradores qualificados é um desafio crescente e, a longo prazo, a perda de membros experientes das equipas é dispendiosa para a organização. A taxa de retenção calcula-se considerando o número médio de colaboradores menos o número dos que saíram, e dividindo-o pelo número médio de trabalhadores novamente.

2. Tempo de contratação

Encontrar o candidato ideal pode ser uma tarefa demorada, e monitorizar o tempo dedicado a este processo é essencial. Com ferramentas como HR Analytics and Intelligence (HRI), é possível otimizar o processo de recrutamento. Sugerimos o registo do número de dias que se leva para ocupar uma vaga através de software especializado, permitindo uma análise eficiente do processo e a implementação de melhorias com base em dados anteriores.

3. Taxas de rotatividade

A taxa de rotatividade de colaboradores – ou seja, quantos estão a sair, de forma voluntária ou não – é também um indicador crítico da saúde das organizações. Esta taxa calcula-se através da divisão do número de colaboradores que deixaram a empresa pelo número médio total de colaboradores, multiplicando o resultado por 100.

4. Eficácia da formação

A formação é um fator determinante na capacitação dos colaboradores, pelo que é extremamente importante que seja eficaz. De forma a verificar este parâmetro, basta avaliar quantos colaboradores concluíram programas de formação e o seu nível de satisfação com eles.

5. Produtividade

Monitorizar a produtividade tornou-se essencial a partir do momento em que cada vez mais empresas adotaram regimes de trabalho remoto ou híbrido. Ao avaliar a relação entre horas trabalhadas e trabalho realizado por cada colaborador, será possível identificar os membros mais produtivos e aqueles que necessitam de orientação adicional.

6. Satisfação dos colaboradores

Por último, mas igualmente importante, encontramos a satisfação dos colaboradores – pois quem gosta do seu trabalho está, geralmente, mais motivado para o realizar adequadamente. Este indicador depende de vários fatores, que vão para além de benefícios financeiros – e, para o medir,  recomendamos a criação de inquéritos e sondagens, cujos dados e cujo feedback deverão ser depois analisados atentamente.

De assinalar que o software de HR Analytics, da Talentia (ver aqui), pode apoiar o sucesso da medição precisa dos KPIs de RH, acompanhando os profissionais desta área nas principais etapas da jornada dos colaboradores numa empresa e analisando os pontos fortes e fracos dos processos organizacionais.

.

Nota: imagem Talentia Software

.

»»»» A Talentia Software tem uma posição de destaque internacional em soluções de software de recursos humanos e finanças. As suas soluções são adaptadas aos desafios das empresas de média dimensão para facilitar a complexidade das áreas de recursos humanos e financeira. Tem forte presença na Europa (Itália, Espanha, Portugal e região DACH, ou seja, central european countries, nomeadamente Alemanha, Áustria e Suíça) e na América do Norte. Mais de 3.600 empresas já estão a utilizar as suas soluções de software.

Scroll to Top