Mind4Logistics

Pessoas: o fator principal do sucesso

Na Mind4Logistics, «a liderança tem uma importância fulcral no desenvolvimento individual de cada um em particular e das equipas em geral», diz o CEO, Jorge Emanuel Ramalho, assinalando que procuram capacitar cada colaborador a «ser líder do seu próprio posto de trabalho, responsável pelas tarefas que diariamente executa, assumindo com liberdade e flexibilidade o cumprimento das mesmas».

Texto: Redação «human» Fotos: DR

.

Empresa do sector de transportes e logística, a Mind4Logistics desenvolve a sua atividade diretamente em Portugal e indiretamente no mercado internacional, pela carteira de clientes e agentes fora do nosso país, com os quais tem parcerias efetuadas. Com pouco mais de dois anos de existência, mas décadas de experiência acumuladas pelos seus profissionais, individualmente e como equipa, a sua presença «está fortemente consolidada no mercado», começa por partilhar Jorge Emanuel Ramalho, o chief executive officer (CEO), destacando que apostam «numa nova forma de fazer negócio» e abraçam como missão «a ligação empática entre todos os intervenientes do sector logístico, com respeito, ética, integridade e honestidade».

.

Desde a génese do projeto empresarial Mind4, onde se inserem as empresas Mind4Logistics e Mind4Customs, assumem «as pessoas como fator principal do sucesso», diz Jorge Emanuel Ramalho, explicando: «Por esse motivo, existe forte aposta e investimento no desenvolvimento de competências pessoaise profissionais, com enfoque nas soft skills, que permitem elevar a cada dia o potencial individual e coletivo de cada elemento e das respetivas equipas.»

.

Na empresa, assim como em todo o projeto Mind4, não descuram o bem-estar físico, social e emocional, promovendo a atividade desportiva semanal através de aulas de padel, convívios (lanches de equipa todas as sextas-feiras), almoços de equipa (última sexta-feira de cada mês) e atividades de team building semestralmente. Destaque ainda para o jardim no exterior do escritório, que «a todos convida nos dias de sol e bom tempo a usufruir da zona de lazer aí instalada», conforme assinala Jorge Emanuel Ramalho.

O responsável refere também que valorizam «pessoas que assumam a diferença, que vejam na diversidade uma oportunidade de inclusão e que pretendam integrar um grupo de empresas com pessoas que querem continuar a fazer a diferença». As escolhas são feitas «através de entrevistas pessoais, para conhecer um pouco melhor as motivações e os projetos das pessoas», sendo de notar que face ao crescimento concluirão em breve um processo de recrutamento de novos colaboradores. Esperam ainda chegar até ao final do semestre a um rácio de 50/50 em termos de género, o que se integra numa política social e inclusiva, que releva também a integração de jovens em situação de primeiro emprego e a abertura a estágios profissionais.

.

Foco na liderança

Assumindo que «a liderança tem uma importância fulcral no desenvolvimento individual de cada um em particular e das equipas em geral», Jorge Emanuel Ramalho diz que capacitam cada colaborador a «ser líder do seu próprio posto de trabalho, responsável pelas tarefas que diariamente executa, assumindo com liberdade e flexibilidade o cumprimento das mesmas». Mais: «O desenvolvimento das pessoas é cuidadosamente pensado e assegurado, por processos especializados de consultoria externa, conciliando as necessidades individuais de cada colaborador com os objetivos estratégicos. Assumir uma liderança próxima permite criar um ambiente de trabalho positivo, onde todos participam, se envolvem e contribuem com as suas valências pessoais para o bem-estar geral.»

O responsável vê no mercado de trabalho atual diversos desafios na gestão do capital humano. Pensando neste período pós-pandemia, destaca «a gestão do trabalho remoto e a atração de profissionais qualificados» e, no caso particular do projeto empresarial Mind4 e das suas empresas, diz que «existe uma clara aposta na retenção de talentos». E acrescenta: «Lidamos com uma postura muita próxima e atenta com estes desafios, alicerçando a nossa gestão de recursos humanos numa forma diferente de gerir as ambições individuais de cada um dos nossos colaboradores. A formação diferenciada, as regalias e mais-valias que acrescem às remunerações e as políticas e práticas de promoção do bem-estar são elementos fundamentais da nossa gestão diária.»

Num sector «com recursos escassos», um foco está «no potencial de conhecimento e experiência das equipas para acolher e formar novos profissionais, dotando-os das necessárias competências para integrarem as empresas, sem nunca descurar a sua integração social e emocional». Daí a satisfação de verificarem que integram «de forma diversificada profissionais das mais diversas áreas, que encontram no ambiente das empresas do projeto e nas atividades diárias forte motivação, satisfação e bem-estar pessoal e profissional».

Jorge Emanuel Ramalho particulariza ainda a política de remunerações e benefícios que implementaram, bem como «a partilha de resultados por todos os colaboradores como estratégia de motivar e envolver as equipas no sucesso das empresas». Fala do seguro de saúde, do seguro de vida, do assinalar dos dias de aniversário e de outras efemérides, dos prémios de produtividade e da flexibilidade funcional, entre outras vantagens. E também da disponibilizarão de café, água, sumos, fruta, chá e outras condições que permitem pequenos-almoços e lanches na empresa, «como sinal de valorização e socialização».

Outra nota vai para o programa de mentoria. «A cada novo colaborador incorporado nos quadros ou em estágio profissional é designado um mentor, que se torna responsável pelo seu acolhimento e pela sua inclusão, pela transmissão de conhecimento, pelo apoio e pela integração no seio do ambiente empresarial do grupo Mind4», explica o responsável, falando depois da «criação de oportunidades de envolvimento ativo das pessoas em projetos de solidariedade, de acordo com o seu propósito de missão e das empresas, marca distintiva do grupo».

A terminar, refere «a governança ambiental, social e corporativa» como «pilar essencial e parte integrante da visão e da missão» que abraçaram. «Na génese do grupo Mind4 existe um projeto social, o Mind4People, que se dedica a apoiar famílias e crianças desfavorecidas. Desse projeto fazem parte, por exemplo, a distribuição de cabazes alimentares nas épocas de Natal e Páscoa, a visita anual de crianças e jovens ao Oceanário de Lisboa e a sessão do circo de Natal.» Em 2022 conseguiram reunir 1.400 pessoas de diversas instituições de solidariedade social, que aceitaram o convite para participar na causa do grupo. Quanto aos aspetos ambientais, a aposta é cada vez mais «em caminhar para o paperless, em equipamentos e softwares de simplificação administrativa e em condições para a seleção e a separação de lixo no escritório», sendo de realçar que o plano de investimentos incorpora uma frota de cinco viaturas 100% elétricas (mais de 75% do total) e que todos os colaboradores recebem periodicamente formação em higiene, segurança e saúde no trabalho.

.

DADOS DA EMPRESA

Mind4Logistics Consolidação e Logística

Sede: Perafita – Matosinhos

Atividade: Transportes e logística

Número de colaboradores: 15 (7 mulheres, 8 homens)

Média de idades: 39 anos

Antiguidade média: 2 anos

Colaboradores em trabalho remoto: depende das necessidades individuais de cada colaborador

Site: http://mind4logistics.com

.

DISTINÇÕES

– «Melhores Empresas para Trabalhar», da revista «Exame» em parceria com o ManpowerGroup e a AESE Business School: integra o ranking

– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTAS

– artigo publicado em maio na revista «human» (ed. 143);

– recentemente, na iniciativa «Melhores Empresas para Trabalhar», anunciada esta semana, a Mind4Logistics atingiu a posição 12 no ranking geral, ficando em primeiro lugar na categoria «Pequenas Empresas»;

– a Mind4Logistics foi entretanto certificada como Great Place to Work para o ano de 2023.

Scroll to Top