Medir a produtividade dos colaboradores, estejam onde estiverem

Após tanto tempo de pandemia, sabemos que o trabalho flexível veio para ficar. Uma das principais vantagens do teletrabalho é que reduz o stresse dos colaboradores – mas exige ao empregador encontrar uma forma eficaz de acompanhar e medir o desempenho da sua equipa remota. Esta é a única maneira de alcançar a produtividade ideal.

Texto: Miguel Vergamota

.

Assim, uma força de trabalho híbrida exige novas formas de medir o desempenho. Esta gestão deve ser mais contínua, social e digital do que nunca, porque é indispensável para manter o envolvimento e a produtividade das equipas.

Então, como podem as equipas de recursos humanos (RH) monitorizar e analisar com eficácia o desempenho dos colaboradores, mesmo quando não estão no escritório?

1. Estabelecer expectativas claras

Aconselhamos a definição de objetivos SMART – em inglês, «inteligentes». Estes são objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com um prazo, que ajudam o empregador a definir uma boa estratégia e os colaboradores a segui-la. Definir metas com estas características vai eliminar a necessidade de monitorizar e acompanhar os colaboradores de forma constante. Devem também criar-se políticas que permitam medir os resultados da empresa de forma precisa, e comunicar aos colaboradores de que forma podem contribuir para os alcançar.

2. Promover o alto desempenho

Medir a produtividade diária é uma boa prática de gestão, mas é importante medir o progresso contínuo em direção aos objetivos de negócio. A metodologia OKR foca-se nos objetivos e principais resultados e é «chave na mão», ou seja, já está preparada e só é preciso colocá-la em prática. Se desejado, permite até definir e acompanhar metas diárias, semanais e mensais para cada colaborador, independentemente do seu local de trabalho. Um software de avaliação de desempenho também permite aos RH definir objetivos realistas e alcançáveis ​​para ajudar a envolver e motivar as equipas.

3. Estabelecer KPIs transparentes

Funções diferentes exigem métricas de avaliação diferentes. As equipas podem ter colaboradores remotos que se dedicam às vendas, desenvolvem software ou aplicações, escrevem conteúdo ou gerem redes sociais. É necessário definir KPIs (indicadores-chave de desempenho) específicos para cada recurso e partilhá-los com clareza.

4. Dividir as tarefas maiores

Ao gerir equipas remotas, é muito importante ter visibilidade sobre o progresso que fazem em relação a cada tarefa atribuída. Para isto, é ideal contar com um software de gestão que simplifique o fluxo de trabalho, mas também ter em conta que dividir as tarefas maiores em várias etapas é uma ajuda. Os colaboradores têm mais claro tudo o que necessitam de fazer até ao prazo limite, e os gestores conseguem ter uma melhor noção do seu progresso e do cumprimento do que foi pedido. Também lhes oferece insights importantes para a planificação de projetos seguintes.

5. Um software de desempenho prepara o futuro

Com um software de gestão de desempenho de RH será mais fácil manter todos «na mesma página» e adaptar os processos e modelos de acordo com a cultura da organização. É importante criar um processo que não só seja ágil, como dê resposta eficaz às necessidades de negócio. É através desta gestão que as empresas podem dar forma ao seu sucesso e ao seu futuro.

****

Em suma, hoje mais do que nunca, as empresas devem envidar todos os esforços para compreender melhor o desempenho das suas equipas e desenvolver os líderes do futuro – mesmo que estes trabalhem em casa.

.

»»»» Miguel Vergamota é manager (Iberia & Latam Sales) da Talentia Software.