«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Microsoft: confiança, inovação e tecnologia

Gerard Alfred, senior human resources manager da Microsoft em Portugal, diz que na empresa estão a recrutar ativamente para uma ampla variedade de funções a nível global e em Portugal. «Procuramos pessoas ambiciosas, diversas e orientadas por propósitos, incentivando-as a trazerem tudo o que são para o trabalho», enfatiza.

 Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Tendo como missão capacitar todas as pessoas e organizações no planeta para alcançar mais, a Microsoft opera em 190 países e é composta por 181 mil colaboradores em todo o mundo. No mercado português conta com 3.600 parceiros e cerca de 1.400 colaboradores e, segundo Gerard Alfred (na foto), senior human resources manager da multinacional em Portugal, tem vindo a contribuir continuamente para a aceleração da transformação digital e para o crescimento das empresas, das instituições públicas e da sociedade em geral.  

O responsável enfatiza a ideia de que na Microsoft têm em consideração as necessidades individuais dos colaboradores, acrescentando: «Também analisamos intensamente aquilo que são as principais tendências de trabalho, em todo o mundo, e nos últimos dois anos lançámos o Work Trend Index, que divulga insights globais sobre como as pessoas têm vindo a adaptar as suas formas de trabalhar, o que dá visibilidade total às principais tendências laborais e à forma como as pessoas gerem a sua relação entre vida pessoal e vida profissional.

Neste cenário de pós-pandemia, «há na empresa um compromisso claro com o modelo de trabalho flexível, reconhecendo diferentes estilos laborais», partilha Gerard Alfred, assinalando ainda: «Acreditamos que o futuro do trabalho é híbrido – um modelo com espaços físicos e remotos –, onde cada colaborador poderá encontrar o seu ponto de equilíbrio à medida que colabora com a sua equipa. Por isso, os nossos princípios de trabalho assentam em Confiança, Inovação e Tecnologia e procuram um bom equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional.» Mais: «Nos últimos dois anos, apoiámo-nos bastante nos nossos managers e líderes. Todos os dias pedimos que deem o exemplo, formando as suas equipas e cuidando dos seus colaboradores. Aprendemos muito sobre produtividade, flexibilidade, resiliência e empatia. Durante o período de pandemia, realizámos todos os nossos processos de recrutamento e onboarding de forma remota, tendo garantido o envio dos materiais necessários para o cumprimento das funções aos colaboradores. Contratámos mais de 400 pessoas de forma remota, totalmente capacitadas para a realidade do trabalho híbrido.»

O responsável refere ainda que «sendo a Microsoft uma empresa de tecnologia, atua naturalmente em causa própria». Ou seja: «Temos apostado na utilização de ferramentas que nos ajudem a dar corpo à nossa cultura empresarial, para garantir que todos os colaboradores se sentem incluídos, independentemente do local em que trabalham. Por exemplo, através das novas funcionalidades no Microsoft Teams, nomeadamente através do Microsoft Viva, a primeira plataforma para experiência do colaborador criada para a era digital.»

A Microsoft está a recrutar ativamente para uma ampla variedade de funções a nível global e em Portugal. «Procuramos pessoas ambiciosas, diversas e orientadas por propósitos, incentivando-as a trazerem tudo o que são para o trabalho. Atualmente, procuramos perfis técnicos, mas também de vendas ou developers», partilha Gerard Alfred.

Uma nota ainda para o tema da sustentabilidade, onde a Microsoft tem uma visão holística, que se reflete na forma como produz a sua tecnologia – e de como procura reduzir essa pegada –, mas também de como trabalha em conjunto e para os parceiros e clientes, de forma a garantir que tem um impacto positivo, sem ser totalmente prescritiva sobre as soluções propostas. «A nossa comunidade de sustentabilidade conta já com mais de 5.000 colaboradores em cerca de 30 países, e Portugal é um deles», partilha o responsável.

.

DADOS DA EMPRESA

Microsoft Portugal

Sede: Lisboa

Atividade: Desenvolvimento de software

Número de colaboradores: 1.400

Média de idades: ND

Colaboradores com formação superior: ND

Salário médio: ND

Antiguidade média: ND

Site: www.microsoft.com/Pt-PT

Distinções: «Employer Brand Reputation», da consultora OnStrategy: 1º lugar na escala de marcas com melhor reputação para se trabalhar em Portugal; «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»