«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
ZONAVERDE: crescer pela necessidade constante de adaptação

A ZONAVERDE aposta em pessoas com um perfil que foi definido como DINAMICO (Disponível, Íntegro, Notável, Alegre, Moderno, Inovador, Comprometido, Objetivo), assinala Susana Brandão, da área de Gestão de Pessoas da empresa.

 Texto: Redação «human» Foto: DR

.

Empresa especializada em formação e consultoria, a ZONAVERDE aposta na inovação e na oferta de soluções à medida. Susana Brandão (na foto, à esquerda, à frente), da área de Gestão de Pessoas, explica que se trata de «responder a exigências do mercado com soluções diferenciadoras», sendo que nesta altura «destacam-se os serviços realizados no formato a distância (em formação e consultoria), com uma forte retoma de soluções de formação e consultoria no formato presencial».

Baseada em Santa Maria da Feira, mas com atuação em todo o país e pontualmente no estrangeiro, a ZONAVERDE atua principalmente no mercado empresarial, num leque alargado de sectores de atividade. No entanto, as suas soluções de treino e formação e também de consultoria estendem-se também aos particulares, nomeadamente com a oferta de cursos, financiados e não, e na sua grande maioria em formato on-line (cobrem uma pluralidade de áreas, podendo ser consultados na academia da empresa, em www.academiazonaverde.pt).

Susana Brandão assinala que a empresa cresceu a vários níveis nestes anos de pandemia, sobretudo pela necessidade constante de adaptar-se à panóplia de informação que foi surgindo, em termos sociais e também no âmbito profissional. «Isto fez com que a atenção e foco nas novas oportunidades fosse redobrada», enfatiza, para logo acrescentar: «A necessidade de reforçar relações de proximidade, ainda que no formato a distância, com os clientes e com os colaboradores, acabou por fortalecer a nossa missão enquanto empresa: ‘desenvolver e implementar soluções de formação e consultoria que potenciem e garantam o sucesso no desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial, de forma contínua, duradoura e sustentável’.»

Um pouco por tudo isto, não houve ao nível da gestão das pessoas, sobretudo da sua estratégia, mudanças significativas desde o primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia chegou a Portugal. De qualquer forma, a responsável partilha algumas alterações: «Uma das mais significativas terá sido a implementação de um plano de adaptação da equipa para a realidade on-line. A verdade é que aprendemos a comunicar melhor à distância e adaptámos as pessoas para o trabalho presencial e para teletrabalho. Além disto, manteve-se, ou talvez se tenha mesmo reforçado, a noção de que uma postura profissional e focada nas soluções a apresentar aos clientes é fundamental, sobretudo para o objetivo de continuar a caminhada da ZONAVERDE, reforçando o seu prestígio, a sua credibilidade e a confiança, conquistas de 25 anos de atividade.».

Para a equipa da ZONAVERDE, refere Susana Brandão, a aposta é em pessoas que, além das competências técnicas, tenham um perfil que definiram na empresa como DINAMICO (Disponível, Íntegro, Notável, Alegre, Moderno, Inovador, Comprometido, Objetivo). «Valorizamos as pessoas pelas competências técnicas e pela capacidade de colaborar com a ZONAVERDE em equipa, reconhecendo o valor da empresa e a importância de cada cliente», explica, referindo-se depois à equipa interna atual (a que se juntam cerca de uma centena de colaboradores externos): «Vemos a equipa interna como estável e ajustada à atividade que desenvolvemos por estes tempos. De qualquer forma, quando surgem novos projetos ou oportunidades analisamos a possibilidade de evolução/ alocação com os colaboradores internos, de forma a aproveitar o saber de cada um deles relativamente à empresa e também para motivar a equipa. Já no que diz respeito aos colaboradores externos, que têm competências especializadas, a ZONAVERDE tem uma bolsa para receção de candidaturas espontâneas, na perspetiva de integração quando surgem novas oportunidades.»

Em termos concretos, a empresa está atualmente na fase de integração de uma pessoa para a área de marketing e comunicação sob a forma de estágio profissional.

Um outro tópico abordado por Susana Brandão nesta colaboração com a «human» tem a ver com mobilidade e sustentabilidade. Na sua partilha, refere que «para unir mobilidade e sustentabilidade, a ZONAVERDE tem vindo a renovar a frota automóvel com carros híbridos e um 100% elétrico, e foram instalados painéis fotovoltaicos em grande parte da cobertura do edifício para otimização dos consumos energéticos», sendo que «é aconselhado, sempre que possível, o carsharing entre colaboradores».

Regressando ainda ao contexto vivido desde o primeiro trimestre de 2020, a responsável deixa uma nota para a transformação digital, «alavancada precisamente por esse contexto», algo que «impulsionou a adaptação e a adequação de competências nas pessoas da equipa». Recorda mesmo que «com formação, acompanhamento e novas ferramentas, a adaptação de todos os colaboradores da ZONAVERDE aos serviços de formação e consultoria prestados a distância foi um desafio superado logo nos primeiros tempos da pandemia».

.

DADOS DA EMPRESA

ZONAVERDE (Zona Verde CEA Lda)

Sede: Santa Maria da Feira

Atividade: Formação e consultoria

Número de colaboradores: 21 (9 mulheres, 12 homens); a estes colaboradores internos juntam-se cerca de uma centena de colaboradores externos especializados em diferentes áreas de conhecimento

Média de idades: 43 anos

Colaboradores com formação superior: 88%

Salário médio: ND

Antiguidade média: 16 anos

Site: www.zonaverde.pt

Distinções: «Índice da Excelência», da Neves de Almeida | HR Consulting em parceria com o ISCTE Executive Education e as revistas «Human Resources Portugal» e «Executive Digest»: 10º lugar na categoria Pequenas Empresas; «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»