«Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»
Merck: incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão

«Perante a realidade atual, já não são apenas as competências técnicas as fundamentais para o sucesso de uma empresa. Hoje, mais do que nunca, as soft skills ganham cada vez mais relevância», salienta Pedro Moura, o diretor geral da Merck.

Texto: Redação «human» Foto: DR

.

«A Merck é uma empresa vibrante de ciência e tecnologia, que se destaca em várias áreas, como a fertilidade, onde assume uma posição de liderança, fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de décadas que se traduz na oferta de várias opções de tratamento e dispositivos inovadores para ajudar a concretizar o sonho de muitos casais de ter um filho. De facto, já ajudamos a fazer nascer mais de quatro milhões de bebés a nível mundial.» Quem o afirma é Pedro Moura, o diretor geral da Merck em Portugal.

A empresa atua também ao nível da neurologia e da imunologia, onde tem como objetivo aumentar a qualidade de vida dos doentes, com especial destaque para a esclerose múltipla, e tem também soluções terapêuticas para oncologia e imuno-oncologia. Pedro Moura salienta ainda a área cardiometabólica e a endocrinologia associada ao desenvolvimento de terapêuticas para hipertensão, diabetes, distúrbios da tiroide, distúrbios da hormona do crescimento e insuficiência cardíaca.

Depois de 2020, o mundo mudou e conceitos como transformação digital e trabalho remoto ou teletrabalho passaram a ser uma realidade que veio para ficar. «É assim também na Merck», partilha o responsável. «Continuamos a ajustar esta nova realidade às necessidades dos colaboradores e do negócio da companhia, através de uma metodologia de trabalho flexível, que permite a todos gerirem as suas tarefas entre o trabalho remoto e o trabalho presencial.» Mais: «Inevitavelmente, mudaram também as pessoas e a forma de trabalhar e de as gerir. Aqui, volto a falar no teletrabalho, que passou a ser uma realidade para todos, focando sobretudo num modelo híbrido, que permite uma maior flexibilidade e mais equilíbrio entre dois mundos: o pessoal e o laboral. Para além disso, perante a realidade atual, a verdade é que já não são apenas as competências técnicas as fundamentais para o sucesso de uma empresa. Hoje, mais do que nunca, as soft skills ganham cada vez mais relevância. Qualidades inerentes a uma empresa que preza a diversidade, a equidade e a inclusão, acreditamos que pessoas com diferentes formações e qualidades ou de diferentes partes do mundo ou simplesmente com diferentes formas de pensar e/ ou diferentes experiências são hoje, e ainda mais no futuro, fator chave de sucesso», salienta Pedro Moura.

Na Merck têm sido várias as iniciativas internas criadas com o objetivo de melhorar o nível de colaboração e proximidade. O responsável destaca o Breakfast with the Managing Director, encontros mensais, informais, onde um grupo de cinco a seis pessoas conversa com o diretor geral sobre temas da atualidade do negócio, expõe questões ou dúvidas, e  onde faz sugestões de melhoria da organização; ou o Me in Your Shoes, uma iniciativa criada para permitir que todos tenham um maior entendimento do que se faz em determinados departamentos ou áreas da empresa; ou ainda o A Cup of Talk, sessões virtuais que decorrem quinzenalmente, com a duração de meia hora, para apenas estar com colegas a tomar um café de forma informal e sem agenda, algo que foi muito útil para minimizar o impacto da pandemia na vida de todos.

A Merck tem uma preocupação, que é contínua, ao nível da atração e da retenção de talentos. «Isto é válido para profissionais e jovens estudantes que queiram iniciar uma jornada contínua de descoberta», refere Pedro Moura, para logo prosseguir: «Como mencionei, aprofundar a aposta numa empresa que incentiva a diversidade, equidade e inclusão é fundamental. Valorizamos as pessoas com paixão e uma necessidade incansável de descobrir as respostas para todos os tipos de perguntas difíceis, ou seja, pessoas curiosas. Até porque acreditamos que a inovação começa com a curiosidade, com o questionar contínuo. E acreditamos também que só com equipas diversificadas, compostas por pessoas singulares, com diferentes nacionalidades, idiomas, idades, géneros, educação e culturas é que conseguimos concretizar os nossos objetivos e levar mais longe o nosso trabalho.»

Na Merck, «o progresso científico não pode ser dissociado de um empreendedorismo responsável, para que se possa ter um futuro sustentável», partilha ainda o responsável, adiantando: «Isto significa que a sustentabilidade é um dos nossos pilares, seja ao nível da inovação, da ética de negócio, da saúde, do ambiente, do envolvimento com a comunidade que nos rodeia. Estamos preocupados com a proteção ambiental e empenhados em contribuir para um mundo melhor, por exemplo reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, melhorando a eficiência energética e comprando mais eletricidade a partir de fontes renováveis. E isso reflete-se também ao nível da mobilidade, procurando ter uma frota cada vez mais verde.»

Pedro Moura refere ainda: «Não posso deixar de falar no Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, uma iniciativa da Merck no âmbito do projeto global Embracing Carers, criado em 2020 e que reúne já mais de 30 associações de doentes e organizações que, juntas, pretendem dar visibilidade aos cuidadores informais, que apesar da sua dimensão e do seu peso social e económico continuam excluídas do acesso a ajudas e medidas de apoio. E um novo projeto, As One for Diversity, Equity & Inclusion, que pretende ajudar a tornar a diversidade, a equidade e a inclusão uma realidade no nosso país. Aqui, o objetivo é a transformação social a partir de uma perspetiva empresarial, colocando os representantes máximos de vários sectores de negócio a avaliar e discutir quais as áreas que devem ser alteradas ou melhoradas nos próximos anos para diminuir o gap de diversidade de género que existe atualmente.»

.

DADOS DA EMPRESA

Merck SA

Sede: Lisboa

Atividade: Ciência e tecnologia

Número de colaboradores: ND

Média de idades: ND

Colaboradores com formação superior: ND

Salário médio: ND

Antiguidade média: ND

Site: www.merckgroup.com/pt-pt

Distinções: «Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal», do Great Place To Work Institute, 10º lugar na categoria 51 a 100 colaboradores/ «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.

NOTA: texto publicado na edição nº 137 da revista «human» (maio/ junho de 2022), no dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»