E quando tudo pára… nascem novos projetos!

As semanas que se seguiram ao dia 16 de março de 2020 serão, sem dúvida, um marco de profundas mudanças na nossa vida pessoal e profissional. A pandemia atingiu-nos em várias frentes e foram muitas as alterações e adaptações necessárias num curto espaço de tempo, exigindo de nós a maior resiliência de sempre, muita positividade e foco para reinventar o que era preciso manter a funcionar. Um verdadeiro desafio!

Texto: Marie Laurence Azevedo

 

No CECOA não foi diferente. À semelhança da grande maioria dos operadores de formação, tivemos de nos reorganizar e acelerar algumas mudanças que já estavam em perspetiva. A verdade é que foi um desafio exequível e evidenciámos uma consciência clara do que somos enquanto organização. Revelámos a competência de uma organização madura, contámos com a experiência das equipas e com procedimentos internos de gestão da formação eficientes e ágeis, que nos permitiram adaptar a atividade garantindo que estávamos a manter os nossos padrões de qualidade e a entregar valor ao cliente. O projeto desenvolvido para o NH Hotel Group, no âmbito da Medida de Apoio Extraordinário à Manutenção de Contratos de Trabalho em Situação de Crise Empresarial, é um exemplo da forma como o CECOA abordou a formação on-line.

Deixo a seguir a partilha de Andreia Melo, manager para Learning & Development no NH Hotel Group (Part of Minor Hotels), sobre este projeto:

«Apesar de termos já prevista uma parceria com o CECOA para 2020 para os 14 hotéis que gerimos em Portugal, o surto de Covid-19 e a significativa quebra de receitas que a pandemia trouxe para o nosso negócio forçaram-nos a repensar o modo de implementação da parceria, sendo o on-line a única modalidade viável. O CECOA tem sido um parceiro essencial na implementação do projeto. Conseguirmos trabalhar com uma plataforma on-line tão simples e intuitiva como a que o CECOA disponibilizou (Zoom) foi decisivo para podermos envolver equipas de todo o país, sendo que a simplicidade de gestão da plataforma permitiu, também, que os colaboradores com menos experiência no uso das novas tecnologias pudessem participar sem dificuldades. Continuamos a acreditar que a formação em formato presencial é uma mais-valia, sobretudo quando falamos de ações de índole comportamental; contudo, se atendermos ao contexto em que vivemos, podemos dizer que a formação atingiu pelo menos três grandes objetivos: pudemos manter os colaboradores a falar sobre temas relevantes para o seu trabalho; dotámos os colaboradores com ferramentas comportamentais importantes; e mantivemos os colaboradores envolvidos uns com os outros e com a organização. O on-line tem a vantagem de encurtar a distância geográfica, desincentivar a segregação departamental e facilitar as questões logísticas. O CECOA revelou-se um parceiro flexível, disponível e orientado para soluções, tornando possível a implementação dos nossos projetos de formação independentemente das dificuldades. De salientar também que é um parceiro focado na qualidade das formações e no retorno que cada uma delas traz. Isso para nós é decisivo. O retorno do investimento é sempre um KPI (key performance indicator) analisado.»

 

 

»»»» Marie Laurence Azevedo integra na CECOA a Unidade Inovação e Negócios | Formação e Apoio Técnico às Empresas