Luís Antunes, da PHC Software
«O trabalho remoto é um desafio e uma aprendizagem.»

Na PHC Software, uma multinacional portuguesa dedicada ao desenvolvimento de soluções de gestão, praticamente toda a equipa está a trabalhar de forma remota. Luís Antunes, o responsável de recursos humanos, assinala que já tinham o trabalho remoto , «que era utilizado por muitos colaboradores». Só que agora, «ter a empresa quase toda, de forma permanente, a usufruir desta modalidade », isso «é um desafio e uma aprendizagem».

Texto: Redação Human

 

Como tem sido, em termos globais, a experiência de trabalho remoto na PHC Software?

Tem sido muito positiva. Já tínhamos o trabalho remoto na PHC Software, que era utilizado por muitos colaboradores, mas ter a empresa quase toda, de forma permanente, a usufruir desta modalidade de trabalho é um desafio e uma aprendizagem. Por um lado, tem exigido uma grande organização das equipas, mas por outro tem-nos proporcionado momentos de contacto e criatividade que não tínhamos antes. Já tivemos uma sessão de ginástica conjunta, uma partilha de fotos das secretárias em causa, entre tantas outras iniciativas que acabam por surgir. Estamos a trabalhar em casa, mas temos a necessidade de partilhar e celebrar momentos em conjunto. Faz parte da nossa cultura na empresa.

 

O que foi necessário fazer para implementar tudo isto?

Como já tínhamos o trabalho remoto previsto, não tivemos de fazer grandes ajustes. As pessoas comunicam através do software PHC e do Microsoft Teams. No fundo, seguem o seu trabalho atual. As únicas alterações que fizemos foi impor reuniões diárias entre as equipas e implementámos uma reunião global dirigida pelo nosso CEO [chief executive officer] e onde todos podem colocar questões, por videoconferência. Tem resultado muito bem.

 

Quantos colaboradores estão envolvidos?

96% da empresa encontra-se em trabalho remoto. Isto inclui os escritórios em Portugal, mas também noutros países, como Espanha, Peru ou Moçambique.

 

O que pode partilhar sobre as reações dos colaboradores?

Os nossos colaboradores são otimistas por natureza. E têm uma atitude muito positiva sobre as coisas – é algo que trabalhamos muito internamente. Por isso, estão a reagir bem, dentro do cenário que todos vivemos. E, como referi, têm-nos proporcionado momento divertidos e criativos.

 

«96% da empresa encontra-se em trabalho remoto. Isto inclui os escritórios em Portugal, mas também noutros países, como Espanha, Peru ou Moçambique.»

 

O que têm em mente para a retoma da atividade normal?

Estamos totalmente preparados. No momento em que for seguro para os nossos colaboradores regressarem na totalidade ao escritório, assim o faremos.

 

Que mensagem pode deixar para estes dias que vivemos?

Quero apelar para que todos fiquem em casa e cumpram os períodos de quarentena e limitação de contacto social, que estão a ser decretados pelos governos. É importante combater o vírus e vencermos todos juntos esta guerra. Fiquem em casa.

 

 

»»» Luís Antunes é human resources director da PHC Software, uma multinacional portuguesa dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras de gestão. A missão da PHC é criar soluções de gestão que permitam que as empresas tenham liberdade para a mudança. Para isso, desenvolve software que se adapta às necessidades de cada utilizador e que assegura a flexibilidade e a rapidez essenciais para o sucesso de qualquer negócio.