Líderes com espírito feminino

No dia em que internacionalmente se assinala o «Dia da Mulher», lanço o desafio de refletirmos sobre esta afirmação que considero extremamente válida, nos nossos dias: «Necessitamos, nas organizações, de líderes com ‘espírito feminino’.»

Por Vera de Melo

 

As empresas são em regra entidades masculinas, dado que historicamente foram geridas por homens, logo pautadas por valores e comportamentos construídos tendo por base essas características.

O lado feminino somente nas últimas décadas passou a ter um destaque nas organizações, mas logo encontrou terreno fértil para se desenvolver. A nova realidade organizacional clama para que as pessoas, em especial as mulheres, sigam a sua natureza e desenvolvam os seus próprios padrões de comportamento e de liderança, sem se preocuparem em responder aos modelos arcaicos existentes. Assim, com o desenvolvimento do tecido empresarial as características femininas, antes pouco valorizadas, começam a ser essenciais. Posturas mais duras e pragmáticas foram substituídas por intuição e sensibilidade.

Intuição Uma característica tipicamente feminina, começa a ser definida por especialistas como uma das competências de futuro. Esta característica assume especial importância nas organizações, pois permite ao líder ter uma visão mais holística, arriscar mais, acreditar em algo e tentar seguir por esse caminho.

Sensibilidade Outra característica tipicamente feminina, é também hoje crítica. Com os novos profissionais a chegar ao mercado de trabalho, com características peculiares, é fundamental entender as necessidades das pessoas. Muitos especialistas concordam que o bom líder é aquele que compreende quem é e o que valoriza cada membro da equipa, respeitando e aceitando a diferença. Líderes com sensibilidade são hábeis ao estabelecerem e gerirem relacionamentos interpessoais, potenciando o ‘engagement’ e a felicidade organizacional.

Dimensão estética Também mais associada ao lado feminino, é fundamental hoje para conquistar o mundo dos negócios. É o pequeno pormenor, que hoje e sempre fará a diferença. Um líder com dimensão estética compreende a importância que a construção da imagem de uma organização, dos seus produtos e serviços, tem para o sucesso no mundo dos negócios. Está atento ao espaço de trabalho e nada é feito ao acaso, há uma harmonia de cores e detalhes.

Multifuncionalidade É a característica feminina mais comum, e traduz-se na habilidade de lidar com diversas coisas ao mesmo tempo. Hoje, a realidade organizacional lança o desafio de ter líderes com capacidade de gestão global e não especialistas, líderes que sejam capazes de responder com profundidade a áreas que são vitais para a sobrevivência da empresa e, ao mesmo tempo, têm conhecimento superficial para atuar em áreas de suporte. Os líderes com esta característica conseguem manter a atenção e o foco multifacetado, demonstrando grande habilidade em atividades que requerem o desenvolvimento paralelo de processos ou projetos, revelando uma visão holística mais desenvolvida.

 

Capacidade de superação e perseverança

A capacidade de resiliência e perseverança, mais aguçada historicamente, no lado feminino assume uma importância vital para o sucesso do líder no seio organizacional. Essa capacidade de superar adversidades, de se manter firme no propósito, de elaborar caminhos estratégicos para conseguir os seus grandes objetivos e, ainda, de manter o otimismo, a esperança e a firmeza nos seus ideais mesmo diante de situações complicadas, permite um forte equilíbrio na condução e na elaboração de estratégias nas organizações. Estes líderes demonstram grande capacidade de assimilar ocasiões adversas e reverter aspetos negativos para situações otimistas.

Em suma, atualmente as organizações são mais horizontais e interconectadas, as mudanças uma necessidade e realidade. Urge ter líderes com espírito feminino, com características como colaboração, empatia, sensibilidade e consenso.

 

»»» Vera de Melo é chief executive officer (CEO) e partner da Your People (Grupo Your). O grupo começou com uma empresa de contabilidade com um posicionamento disruptivo das tradicionais empresas do sector e hoje conta com 11 áreas de suporte e apoio à gestão. Aí acredita-se nas empresas e na sua vontade intrínseca de crescer e de trazer valor ao mercado. Por isso, acompanham de forma permanente a realidade e os negócios dos seus cerca de 1.700 clientes, procurando ajudá-los a alcançar todo o seu potencial.