Os portugueses têm hoje uma formação muito sólida em tecnologia, quer na vertente de desenvolvimento, quer na vertente em processo, nomeadamente metodologias ágeis. Da minha experiência de mais de 17 anos a trabalhar com engenheiros de software um pouco por todo o mundo, considero que os portugueses são tão competentes e dedicados como os melhores.
Por Marco Costa
Cada vez mais, os nossos engenheiros têm noção de que a gestão de carreira é importante, e assumem a responsabilidade de atualizar os seus conhecimentos através de participação em conferências, eventos de comunidades tecnológica, e self-study e certificações internacionais.
As nossas empresas estão a fazer tecnologia de nível mundial. Há um grande dinamismo nas tecnológicas em Portugal; as startups encontram cá um bom ambiente de incubação, e as empresas já estabelecidas encontram uma boa localização para instalar centros de desenvolvimento. Temos empresas que estão anos à frente do que se faz internacionalmente, e há imensas startups que podiam estar e que em alguns casos estão em Silicon Valley.
Temos muitos estrangeiros que hoje consideram seriamente trabalhar em Portugal, pois aqui encontram todo o movimento tecnológico empresarial aliado a outros fatores como o clima, a qualidade de vida, a segurança e a oferta cultural. Além disso, atualmente há muitos técnicos que saíram de Portugal há uns anos e que estão a regressar. Um bom exemplo disso agora é Inglaterra, com o «Brexit».
O desafio que hoje enfrentamos prende-se com um desequilíbrio entre a oferta e a procura, não havendo pessoas suficientes para as necessidades das empresas no mercado. Um segundo desafio prende-se com algumas áreas de competência, que só agora, à medida que empresas crescem em Portugal e operam a partir de cá, veem os seus produtos começarem a ser desenvolvidos.
Precisamos de aproveitar esta dinâmica, continuar a atrair empresas, divulgar os casos de grande sucesso que temos de modo a atrair talento internacional; e também para que os nossos jovens sigam cada vez mais os cursos superiores nas áreas das tecnologias de informação.
»»» Marco Costa (na imagem) é diretor para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Talkdesk. Esta tecnológica tem uma posição de destaque a nível mundial no desenvolvimento de soluções de software para call centers, baseadas em cloud, soluções que ajudam as empresas, de forma rápida e fácil, a melhorar a interação com os seus clientes, proporcionando-lhes uma experiência de elevada qualidade a um custo reduzido. Um dos fatores distintivos deste software é o facto de não exigir telefone, hardware, codificação ou downloads; basta um computador com ligação à Internet e auscultadores. A oferta da Talkdesk permite às empresas, das mais variadas dimensões, em diversos sectores de atividade, montarem um call center em poucos minutos. O software Talkdesk pode ser igualmente integrado em sistemas de CRM (customer relationship management) como Salesforce, Desk.com, Zendesk, Zoho, Shopify, Infusionsoft ou LiveChat, fornecendo informação sobre o consumidor em tempo real, fundamental para maximizar a experiência da chamada.