Lidl aposta no desenvolvimento de jovens talentos

Recrutar jovens com elevado potencial, que queiram contribuir como possibilitadores do sucesso da empresa e que valorizem o desenvolvimento da carreira e a sua formação, é o objetivo do Lidl Portugal, que volta a abrir vagas para a sétima edição do programa «International Trainee», e a participar nas feiras de emprego das universidades do país. Os candidatos são desafiados a dar a conhecer as suas motivações, as aspirações e as aspirações de trajeto profissional que pretendem alcançar.

O programa acolhe novos talentos que queiram fazer a diferença na organização de forma dinâmica, desafiante, confiável e eficiente. A iniciativa da cadeia de distribuição alemã é dirigida aos recém-graduados e permite um contacto direto com a empresa e outros stakeholders, constituindo-se como um importante acelerador de carreira.

Com a duração de 18 meses, p programa está dividido em três etapas:

– Fase Inicial (cinco meses): duas semanas de receção na sede do Lidl, acompanhada por profissionais da área de especialização escolhida pelo trainee, após as quais terá oportunidade de ficar a conhecer todas as funções de loja, desde vendedor a chefe de vendas, e todas as áreas que constituem o Centro Logístico.

– Fase de Negócio (cinco meses): o trainee estará inserido na sua área de especialização e em projetos que influenciam diretamente o negócio da empresa; nesta fase será também possível explorar uma segunda área à sua escolha, sendo que em simultâneo existirão aulas de alemão, em preparação para a fase seguinte.

– Fase de Especialização (oito meses): na sede do Lidl na Alemanha, o trainee estará integrado na sua área de especialização e em projetos de âmbito global, e simultaneamente terá aulas de alemão.

No total das seis edições do programa «International Trainee», contabilizam-se cerca de oito mil horas de formação em alemão, tendo-se proporcionado a todos o acompanhamento por parte de um mentor que lhes permitiu acelerar o seu conhecimento do negócio e o contacto com lugares de destaque na organização. Após a conclusão do programa, alguns destes jovens já se encontram, por exemplo, a gerir equipas, a integrar projetos internacionais ou a participar em projetos estruturantes para as diferentes áreas da empresa,  e auferem uma remuneração acima da média.

Apesar do que se refere para este programa, as oportunidades de recrutamento estendem-se a todos os universitários, sendo possível através das feiras de emprego obter informações para outros programas. Por exemplo, o «Lidl Summer Experience», com uma duração aproximada de seis meses, que corresponde a três verões, e o programa «Junior Buyer», com a duração de 12 meses, que oferece a oportunidade de descobrir todas as áreas que integram o Departamento de Compras. Para além destes programas, os estudantes podem também candidatar-se a oportunidades de estágios curriculares, profissionais e de verão, em áreas como Marketing, Recursos Humanos, Vendas, Logísticas, Finanças ou Compras.

Maria Roman, diretora de recursos humanos do Lidl Portugal, assinala: «No Lidl valorizamos o desenvolvimento de carreiras e a formação. É através destes programas e com a presença em espaços de networking que encontramos os futuros líderes, jovens com perspetivas e ambições que podem enriquecer e perpetuar o sucesso da empresa. Para isso é fundamental o contacto próximo com estes candidatos, cuja interação nos garante a escolha assertiva dos candidatos que partilham do nosso ADN.»

O Lidl estará presente no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, nos dias 14 e 15 deste mês, para apresentar as suas oportunidades de carreira. Durante o mês de fevereiro esteve presente no dia 16 de fevereiro no ISCTE-IUL, no dia 21 na Universidade Católica Portuguesa (ambos em Lisboa), no dia 22 de fevereiro na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no dia 27 de fevereiro no ISEG (Lisboa). Nos dias seis e sete de março marcou presença no «Porto Empregos».

Mais informações sobre o programa «International Trainee», do Lidl, aqui.