Novo programa de reconversão profissional em TI

A iTGROW, empresa participada equitativamente pelo Banco BPI e pela CRITICAL Software e que aposta na formação de desenvolvimento de competências na área de informática, lançou em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) um novo programa de reconversão profissional designado «APOSTAR em TI». O novo Programa tem como objetivo responder à escassez de mão-de-obra do mercado das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE), canalizando indivíduos desempregados para um segmento de mercado com um enorme potencial de empregabilidade em todo o mundo.

O «APOSTAR em TI» tem como destinatários desempregados que tenham frequentado um curso superior e tenham apetências para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) e que estejam motivados para a reconversão das suas competências para o segmento da programação de sistemas embebidos, uma área com elevados índices de empregabilidade em todo o mundo.

João Cunha, professor no Departamento de Engenharia Informática no ISEC e coordenador pedagógico do «APOSTAR em TI», referiu: «À medida que a transformação digital evolui, a escassez crescente de mão-de-obra especializada no sector das TIC está tornar-se um problema cada vez mais premente em todo o mundo, e o nosso país não é exceção. Por outro lado, verificamos que os programadores figuram no ranking das oito profissões que terão os níveis de empregabilidade mais elevados em todo o mundo até 2020. Adicionalmente, na área da programação o segmento dos sistemas embebidos é e será o de maior crescimento à escala global. O novo programa que criámos teve em linha de conta todos estes pressupostos e pretende reconverter pessoas e dar-lhes acesso à empregabilidade num sector e em segmentos com futuro.»

As inscrições para o «APOSTAR em TI» já estão abertas e irão prolongar-se até ao dia 15 de fevereiro próximo. Os candidatos selecionados terão uma elevadíssima probabilidade de serem bem sucedidos e de virem a conquistar um emprego na área.

Catarina Fonseca, diretora geral da iTGROW, explicou que o objetivo é reunir 100 candidatos e apurar os melhores 24 de entre estes para integrarem o programa de formação, que irá durar cinco meses. E assinalou: «Terminada a fase letiva, que irá decorrer de fevereiro a julho de 2018, os formandos terão acesso a um estágio profissional remunerado nas empresas parceiras deste projeto. A CRITICAL Software, que é uma dessas empresas: já assegurou que irá receber 50% dos formandos para estágio.»

O processo de seleção dos candidatos, promovido pela iTGROW, inclui a realização de provas individuais e em grupo e de entrevistas, com o objetivo de selecionar aqueles que demonstrarem elevada capacidade para cumprir com sucesso as exigências do «APOSTAR em TI».

Os custos da formação são suportados pelos formandos, através do pagamento de uma propina, dividida em cinco tranches. Este investimento é recuperado durante o estágio. Os formandos terão à sua disposição soluções de crédito, disponibilizadas pelas instituições financeiras ligadas ao programa, que lhes permitirão fazer face às despesas com propinas, aquisição de computadores e/ ou à subsistência mensal durante o período letivo.

Site do programa aqui.