Por Bruno Marcelino(*)
Há mais de 10 anos que iniciámos este caminho incrível. Temos desenvolvido eventos e ações de teambuilding inovadoras e memoráveis com recurso à música, com empresas das mais diversas áreas, da banca às tecnológicas, passando pelas farmacêuticas, e com grupos que vão desde os 12 aos 5.000 participantes. E este ano de 2024 começou em destaque na primeira semana de janeiro com duas ações, uma no Porto e outra em Estremoz, com as empresas HBFuller e Grupo Lappi Calipolense, respetivamente para equipas de 50 a 80 participantes. A primeira um grupo multinacional com equipas espalhadas por várias países, que nem se conheciam antes e abraçaram o desafio, primeiro a medo, despois de corpo e alma (acontece quase sempre assim…). A segunda contou com colaboradores de Portugal e Espanha, em que se juntaram as duas culturas para criar um hino além fronteiras.
E em todos estes anos, cada dinâmica em cada empresa é sempre única, especial e diferente. Nunca levamos nada ensaiado, escrito ou pré-determinado. A música original – Hino de Empresa – é sempre criada no momento, música e letra. É desafiante para todos, quer para os participantes, quer para a nossa equipa. Mas adoramos desafios, e eles também. O processo é extremamente gratificante, imersivo e motivante. No final de cada evento, ficamos de alma e coração cheios com o feedback emotivo e reconfortante dos participantes que se vão chegando à nossa equipa e agradecem o momento, dizendo que nunca tinham feito nada assim. Não imaginavam ser possível criar uma música original sem perceberem nada de música. E a vontade de todos era continuar a explorar notas musicais e a escrever mais uns versos da música, inspirados em aspetos particulares do grupo e da cultura da empresa. São estes que inspiram a letra da música original. No final, fica um videoclip bem cool, que regista o momento e o faz perdurar ainda mais no tempo e na memória de todos. E há sempre muito mais para dizer, para fazer, para trabalhar.
Foi com esse sentimento que sentimos a necessidade de lançar o programa avançado de desenvolvimento de competências com música (PADCM). Para as organizações que pretendem ir mais além, fazer um trabalho continuado e mais a fundo de transformação de equipas e desenvolvimento de competências. Este programa começa com um briefing e a definição de objetivos do que se pretende alcançar a curto e médio prazos em termos de competências, comportamentos e atitudes, e estende-se por seis meses a um ano, com várias iniciativas que vão sendo realizadas, contendo também momentos específicos (milestones) onde vamos avaliando os resultados e medindo o impacto na organização.
Par este ano, temos igualmente previsto lançar outras opções de teambuilding musical como por exemplo o «Eco-Banda» – em que aliamos teambuilding a responsabilidade social e ecológica. Os participantes começam por recolher materiais recicláveis (garrafas de plástico, latas, etc) para criar instrumentos musicais, que de seguida usam para tocar uma música original «sustentável».
E queremos chegar mais longe, não só porque queremos continuar a crescer como empresa, mas porque percebemos a falta que estas dinâmicas fazem nas empresas, e o impacto positivo que têm. E para perceber melhor esse impacto, não há nada como ouvir os testemunhos dos próprios, sentidos e nalguns casos visivelmente emocionados com a experiência.
(*)Marketing & Sales da SmartFox – Corporate Events and Music-based Teambuilding Activities