Por uma cultura de «Empresa Saudável»

O poder da literacia em saúde

Texto: Teresa Bartolomeu Imagem: Freepik

Segundo os dados mais recentes do Eurostat, referentes a 2023, Portugal é um dos países da União Europeia (EU) onde se trabalha durante mais tempo até à reforma. A média nacional de vida ativa situa-se nos 39 anos, o que representa mais dois anos do que a média da UE, que se situa nos 37 anos. Assim, com os portugueses a dedicarem tantos anos da sua vida ao trabalho, o papel das empresas na promoção da saúde é inegável. Importa, contudo, sublinhar que o trabalho não é apenas um potencial fator de risco para a saúde mental. Pelo contrário, pode ser também um elemento positivo e promotor de bem-estar, quando as pessoas se sentem realizadas e satisfeitas com a sua vida profissional. 

Se a pandemia vivida há cinco anos expôs a urgência de cuidar das questões emocionais, o período que se seguiu consolidou a saúde mental como a principal preocupação no ambiente corporativo. Nos últimos anos, este tem sido um dos temas mais solicitados pelas empresas que procuram o apoio especializado, o que reflete um interesse crescente no tema e uma consciência cada vez maior da importância desta área da saúde.

É neste contexto que a estratégia de uma «Empresa Saudável» deve ir além da tradicional atuação do seguro de saúde. A resposta mais eficaz passa por investir em literacia em saúde, capacitando os colaboradores com informação credível e relevante para que possam tomar decisões mais conscientes sobre o seu bem-estar. Acreditamos que a prevenção e o autocuidado começam com o conhecimento.

Esta abordagem já está a ser posta em prática: assistimos, atualmente, a uma procura crescente por parte das empresas para implementação de iniciativas, como workshops e outros formatos de partilha de conteúdos de saúde, que utilizam para dinamizar as suas campanhas de comunicação interna. Seja para assinalar efemérides, como o Dia Mundial da Saúde Mental, ou para promover meses temáticos, como o «Outubro Rosa», dedicados a temas da saúde, as organizações querem ser agentes ativos na educação das suas equipas, e procuram parceiros exímios que garantam a qualidade e a relevância dessas iniciativas.

Para responder a esta necessidade, existe o  «Programa Empresa Saudável», da Médis, desenhado como uma solução 360 graus. Para além de uma avaliação inicial da saúde dos colaboradores e da criação de planos de ação de promoção de saúde, o programa funciona como uma verdadeira parceria na gestão da saúde onde também é incluída a partilha de conteúdos de literacia em saúde, permitindo que cada empresa construa um calendário de bem-estar alinhado com as suas necessidades específicas.

O «Programa Empresa Saudável» é complementado com o acesso a uma vasta rede de cuidados de saúde, que promove uma relação de proximidade, e ainda com a possibilidade de aceder a coberturas reforçadas na oncologia e na saúde mental. No fundo, a consolidação de uma cultura de «Empresa Saudável» exige uma abordagem holística e sistematizada em que, ao investirem em literacia em saúde, as empresas não estão apenas a oferecer um benefício – estão a gerar um ciclo virtuoso de capacitação, que promove um estilo de vida mais saudável e contribui para a realização pessoal e profissional de cada um.





Teresa Bartolomeu
, Responsável da Oferta Saúde no Grupo Ageas Portugal


A Ageas é um grupo segurador internacional com 200 anos de história. Com sede em Bruxelas, está presente em 13 países da Europa e da Ásia. Opera em Portugal desde 2005 com a missão de ser um parceiro de referência na área seguradora, apoiando os seus clientes na gestão de riscos e na proteção do seu futuro. O Grupo Ageas Portugal conta atualmente com 1.399 colaboradores e 2.061 mediadores que servem cerca de 1,9 milhões de clientes através das marcas Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo. Além dos seguros, o Grupo Ageas Portugal diversificou a sua oferta com serviços como a Clínica Médis e a Ageas Repara. Tem também vindo a contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade através da Fundação Ageas.

Scroll to Top