Notícias
 
ANOS ANTERIORES - 2010 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2011 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2012 - JAN - FEV

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player







 

APESPE apresenta portal de emprego

A Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE) criou um novo portal de emprego que pretende a breve prazo, segundo um comunicado da instituição, «atingir a liderança do mercado entre os seus congéneres portugueses». Trata-se de um portal gratuito e acessível através do 'site' da associação, que sofreu uma profunda remodelação de funcionalidade e de conteúdos e «constituirá uma forma privilegiada de contacto entre as empresas filiadas na APESPE e os candidatos a emprego», pode ler-se no documento.
Quase imediatamente após a entrada em funcionamento do serviço, registava-se já a inscrição de 50 candidatos e 120 ofertas de emprego 'on-line', o que sustenta o optimismo do presidente da APESPE, Marcelino Pena Costa (na foto), que considera ser esta «uma aposta que já está a ser ganha, pois o portal regista significativa aceitação ainda antes de ser anunciado». O responsável entende a iniciativa como «um importante passo no combate ao desemprego, algo que faz parte de um conjunto de acções previstas para os próximos meses e nas quais se pretende contar com o envolvimento empenhado das empresas associadas e ainda com muitas outras entidades, nomeadamente o próprio Governo».
Além das ofertas de emprego, o 'site' tem disponível informação geral sobre a APESPE, os seus serviços, a história e corpos sociais, bem como documentação referente a legislação laboral, informações sobre as vantagens do Trabalho Temporário e ainda algumas instruções para os candidatos a emprego, designadamente para elaboração de um 'curriculum vitae' ou de uma carta de apresentação, e esclarecimentos sobre direitos e obrigações. 

Emprego e legalidade
No documento de divulgação do lançamento do portal de emprego, é feita referência também ao papel da APESPE em termos de fomento do emprego e de cumprimento da legalidade. Nomeadamente quando se refere: «As empresas de trabalho temporário (ETT) filiadas na APESPE cumprem o estipulado na lei, têm um código deontológico de boas práticas que assinaram no acto da sua filiação. Ao mesmo tempo, a figura do Provedor do Trabalhador Temporário é uma garantia acrescida para os trabalhadores de que as ETT filiadas na associação são fiáveis e garantes do cumprimento das leis laborais e das leis em geral./ É importante reter que a APESPE trava um combate permanente pela demarcação dos seus associados relativamente a outras empresas que existem no mercado e que denigrem a imagem do sector, sem a devida acção inspectiva por parte da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), em claro prejuízo dos trabalhadores e das empresas cumpridoras.»
Ainda segundo o documento, «o sector do Trabalho Temporário facturou 800 milhões de euros em 2009, menos 20 por cento do que em 2008, sendo responsável pelo emprego de aproximadamente 100 mil pessoas, número equivalente a dois por cento da população activa, com três quartos deste número a cargo das empresas filiadas na APESPE».

A Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE) , criada em 1989 com o nome de Associação Portuguesa das Empresas de Trabalho Temporário (APETT), «representa pública e institucionalmente o sector das empresas estruturadas na área dos serviços em recursos humanos», pode ler-se no respectivo 'site'. T em um gabinete jurídico de apoio aos associados, prestando-lhes vários serviços, reúne e difunde informação pertinente para a actividade, procurando defender os interesses do sector junto da Administração Pública e dos outros parceiros sociais. A associação organiza seminários e reuniões de trabalho para abordagem de temas que considera importantes para o sector. Conta actualmente com 40 empresas associadas, bem representativas do sector e que detêm na sua globalidade 70 por cento do mercado. Acaba de apresentar o seu 'site' renovado, integrando um portal de emprego.

 


<< Retroceder


13/01/10


  ANOS ANTERIORES- 2010 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO- SET - OUT - NOV - DEZ - 2011 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2012 - JAN - FEV  
 
  Just Media 2008 - Todos os direitos reservados à empresa
webdesign: Design e forma