Entrevistas
ANOS ANTERIORES - 2010 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2011 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2012 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI

César Gonçalves
Formação para fazer a diferença

César Gonçalves, 'partner' da PricewaterhouseCoopers (PwC), tem na consultora a responsabilidade pelo projecto da PwC ACADEMY. Na sua opinião, os executivos «p rocuram programas de formação que façam a diferença no dia-a-dia de trabalho».

Por António Manuel Venda

Como vê a formação de executivos no nosso país?
A formação de quadros médios e superiores em Portugal tem valorizado cada vez mais a aquisição de conhecimentos e aptidões orientadas para a gestão e a liderança, com crescente valorização da inteligência emocional e das competências relacionais, com particular enfoque no retorno do seu investimento e nas competências práticas. Face às crescentes exigências, a oferta conjunta de universidades - e respectivas 'business schools' - e centros de formação profissional especializada para executivos criados por empresas - por exemplo, a PwC ACADEMY - tem proporcionado saudável competitividade e complementaridade, o que em muito beneficia o consumidor final e a relevância técnica e comportamental da sua formação.
Qual a diferença mais significativa entre os programas disponibilizados por universidades e escolas de negócios e os de outras entidades?
A formação profissional especializada disponibilizada por empresas como a PwC - neste caso, via PwC ACADEMY - assenta numa perspectiva mais prática e nos conhecimentos e na experiência profissional dos formadores. Estes, por regra, dispõem não só de aptidão pedagógica como de uma vasta experiência profissional nas áreas em que actuam, o que os capacita para assegurar aos formandos um elevado retorno do investimento feito.
O que lhe parece que procuram as empresas para os seus executivos, em termos de programas de formação?
Procuram dotá-los de competências multifacetadas que respondam aos desafios actuais da gestão, da compreensão do talento que os rodeia enquanto líderes até ao entendimento das actuais dimensões da gestão financeira, do 'branding' e da estratégia empresarial, passando por eventuais alterações legislativas e fiscais e consequentes efeitos na actividade da sua empresa e na rentabilidade do negócio. A envolvente contextual das empresas é hoje incerta e imprevisível, pelo que os programas de desenvolvimento que desenham, 'alone' ou em parceria com consultores especializados, destinam-se a assegurar um portefólio diversificado de conhecimentos e 'skills' que capacitem os seus executivos a assumirem-se como timoneiros assertivos em águas difíceis e turbulentas, com a conjugação perfeita de conhecimentos técnicos e competências comportamentais e relacionais que os levem a bom porto.
E os próprios executivos, que expectativas lhe parece que têm em relação à formação?
Procuram formação de elevada qualidade e especializada, orientada para aquilo que fazem e executam, reconhecendo que os escassos recursos financeiros e de disponibilidade devem ser investidos em programas de formação que façam a diferença no dia-a-dia de trabalho.
No caso da PwC ACADEMY, quais as apostas em termos de soluções disponibilizadas para executivos?
O nosso portefólio formativo assenta em formação técnica especializada das áreas financeira, fiscal e de gestão, valorizando a vasta experiência dos colaboradores da PwC. Fomos os primeiros a lançar projectos formativos integrados no âmbito do «Novo Sistema de Normalização Contabilístico», por exemplo, no contexto do qual somos líderes de mercado, bem como em várias acções de formação em fiscalidade. Também na área da gestão temos disponibilizado acções de formação em gestão financeira, controlo, auditoria e 'marketing' - que têm tido grande procura por parte dos nossos clientes -, além de pedidos cada vez mais recorrentes de formação nas competências relacionais. Adicionalmente, tem crescido a aposta em serviços e soluções de gestão da formação, consultoria e 'outsourcing' de processos que potenciam o retorno para os nossos clientes.
Que balanço faz da actividade da PwC ACADEMY?
Estamos com três anos de actividade. Ao longo deste período, triplicámos a facturação inicial e, mais importante, assegurámos formação a mais de 3.000 quadros médios e superiores das principais empresas de Portugal, sempre com forte exigência de qualidade. Nas avaliações, mais de 90% dos nossos clientes consideram a qualidade da formação obtida como boa ou muito boa, atribuindo idêntica percepção à avaliação do retorno obtido e ao seu impacto no exercício da actividade profissional. A PwC ACADEMY é já considerada uma referência no mercado e um 'case study' na formação profissional para executivos.

28/06/10





ANOS ANTERIORES - 2010 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2011 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI - JUN - JUL - AGO - SET - OUT - NOV - DEZ - 2012 - JAN - FEV - MAR - ABR - MAI
 
  Just Media 2008 - Todos os direitos reservados à empresa
webdesign: Design e forma