22 produtores, duas provas comentadas e iguarias
«Bairrada no Porto» no Palácio do Freixo

É já este domingo, dia 18 de novembro, que a Cidade Invicta recebe o evento «Bairrada no Porto». Trata-se da primeira edição, bem a tempo de escolher as melhores opções de vinhos e espumantes para o Natal e a Passagem de Ano.

Texto: Redação Human

 

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou produtores da região demarcada a levarem os seus espumantes e vinhos até ao Palácio do Freixo, no próximo dia 18, onde vão apresentar desde grandes referências vínicas aos seus mais recentes rótulos. Aos néctares, juntam-se iguarias, pela cozinha do Rei dos Leitões, e opções turísticas, apresentadas pela Associação Rota da Bairrada, ambos com espaços próprios no «Bairrada no Porto».

A decorrer entre as 15 e as 20 horas, o evento é uma excelente oportunidade para experimentar e assim eleger as melhores opções de vinhos e espumantes para o Natal e Passagem de Ano (e não só), de entre a variada oferta dos 22 produtores presentes.

Para complementar a mostra, estão agendadas duas provas comentadas: «Bairrada, o reino das borbulhas», às 16H30, e «Bairrada de culto», às 18H30. A excelência dos néctares bairradinos estará sob a batuta dos jornalistas e críticos de vinhos Luís Costa e Alexandre Lalas. Gratuitas, tal como a entrada no evento, as provas pressupõem inscrição no local, 30 minutos antes do seu início.

E uma vez que o espumante e o vinho bairradinos pedem comida, nada melhor do que complementar a oferta com uma mostra da cozinha da região. O restaurante Rei dos Leitões será responsável pela missão de alimentar o estômago (e o âmago) de todos, com sandes, rissóis e empadas de leitão. Os doces regionais também prometem fazer furor.

As portas do evento estão abertas a todos os que o queiram visitar. Tratando-se de um evento vínico, implica a compra de copo de prova, da Riedel, com o valor de quatro. O «Bairrada no Porto» é organizado pela CVB e conta com a produção da Essência do Vinho, sendo cofinanciado pelo Centro2020.