Feedzai duplica número de colaboradores no espaço de um ano

Tecnológica portuguesa especialista no combate ao crime financeiro, a Feedzai continua a crescer e a contratar engenheiros e data scientists para os seus escritórios em Coimbra, Porto e Lisboa. Com a contratação de mais de 180 pessoas no espaço de um ano, a empresa duplica a sua força laboral e ultrapassa a marca dos 400 colaboradores.

Considerada uma das empresas com maior potencial de crescimento em toda a Europa pela «Tech Tour Growth 50», a Feedzai olha para o recrutamento como um dos eixos centrais na sua estratégia de crescimento global. Tendo em conta o plano de expansão e o ritmo de contratação, inaugurou recentemente um novo escritório em Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, com capacidade para mais de 250 pessoas. Recentemente, as equipas do Porto passaram também para um novo escritório, com instalações de última geração, zonas de lazer e espaços preparados para projetos de escala global, que facilitam uma ligação ágil a elementos que trabalham remotamente ou a partir de outras partes do mundo.

Nuno Sebastião, chief executive officer (CEO) e cofundador da Feedzai: «Pensar que a empresa duplicou o número de colaboradores em pouco mais de um ano é algo absolutamente incrível. Estamos a crescer a um ritmo muito elevado, sem perder a nossa identidade e a nossa forma de estar, que para mim são fundamentais. Temos feito um grande esforço na criação de práticas e programas internos que reforçam o foco nas pessoas. Não quero que alguém que entre na Feedzai, agora que somos 400, e sinta que tem menos importância do que alguém que entrou quando éramos apenas 40.»

O Lloyds Banking Group ou a First Data (o maior processador de pagamentos dos Estados Unidos) são apenas alguns dos clientes que a Feedzai protege contra o crime financeiro, a par de muitos outros parceiros em mercados como os do Brasil, de Hong Kong, de Singapura, da Índia ou da Austrália. O seu sistema de monitorização de risco financeiro e combate à fraude e lavagem de dinheiro com recurso à inteligência artificial (IA) tem sido apontado como um dos mais avançados em todo o mundo, quer pela sofisticação tecnológica, quer pelos resultados alcançados ao nível do bloqueio de transações ilícitas no valor de dezenas de milhões de dólares.

Nuno Sebastião acrescenta: «Neste momento, passam pelos nossos sistemas aproximadamente cinco mil milhões de dólares todos os dias e protegemos as transações de mais 200 milhões de pessoas em todo mundo. São números impressionantes, especialmente se tivermos em conta que o fazemos a partir de Portugal – e essa é a parte que mais me deixa orgulhoso. Enfrentamos alguns dos desafios de engenharia e data science mais incríveis a nível internacional, e isso só é possível porque os nossos clientes recorrem à Feedzai quando sabem que têm situações relacionadas com fraude e lavagem de dinheiro altamente complexas.»

A empresa lançou recentemente produtos inovadores como o OpenML, ferramenta que permite aos data scientists importarem modelos e algoritmos para a plataforma da Feedzai, criando uma dimensão extra de flexibilidade no seu trabalho diário. A empresa foi ainda a primeira a lançar uma ferramenta de automação de machine learning chamada Feedzai AutoML – uma tecnologia que se encontra em processo de patenteação e que permite reduzir drasticamente o tempo de configuração inicial dos sistemas e acelerar o processo de deteção de fraude. Já o Feedzai Genome, o produto mais recente a ser lançado pela empresa, permite fazer a sequenciação do ADN dos padrões de fraude, aumentando a capacidade de identificação de transações fraudulentas que funcionam em rede.