Edenred quer crescer no mercado dos benefícios sociais no Brasil

A Edenred, empresa com posição de destaque a nível global em soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, estabeleceu uma parceria com o Itaú Unibanco, o maior banco privado brasileiro, que irá comercializar as suas soluções no domínio dos benefícios sociais para os colaboradores brasileiros. Adicionalmente, o Itaú Unibanco irá também tornar-se acionista minoritário da subsidiária da Edenred dedicada ao segmento dos benefícios sociais no Brasil.

O objetivo desta parceria é combinar o know-how da Edenred neste segmento com a capacidade de relacionamento e o alcance do Itaú Unibanco no domínio das relações com clientes corporativos, para acelerar o crescimento da Edenred no mercado dos benefícios sociais no Brasil.

 

Combinar pontos fortes

O Itaú Unibanco é um parceiro importante para a Edenred no Brasil. É um dos maiores bancos do país, com 4.400 agências, bem como com a maior rede de canais de distribuição digital. Tem também uma forte carteira de clientes no Brasil, que conta com mais de um milhão de clientes corporativos, entre os quais se encontra um portfólio relevante de pequenas e médias empresas (PME).

A Edenred tem mais de 50 anos de experiência no lançamento bem-sucedido de soluções dedicadas a benefícios sociais. Presente em 45 países, o grupo é altamente reconhecido pela sua capacidade de inovação, quer em termos de conceptualização de produtos, quer em termos de tecnologia digital. No Brasil, onde o grupo está presente há mais de 40 anos, a Edenred está ligada a cerca de 130 empresas e a cerca de 330 comerciantes e disponibiliza uma ampla oferta de produtos digitais ligados ao mercado de benefícios sociais e de frota e mobilidade.

Ambos os grupos, que já mantêm um relacionamento de longa data, têm demonstrado capacidades para continuar a inovar e a expandir a sua oferta digital, nos últimos anos.

 

Acelerar o crescimento de um mercado com elevado potencial

O mercado de benefícios sociais no Brasil apresenta perspetivas interessantes. Com uma dimensão assente em mais de 50 milhões de colaboradores, tem um histórico de crescimento sólido, na ordem dos 10% ao ano, durante os últimos 10 anos, e a perspetiva de um crescimento futuro a ser impulsionado pela recuperação macroeconómica e pela contínua regularização e profissionalização do mercado laboral.

Neste contexto, a Edenred pretende aumentar o seu desempenho no mercado de benefícios sociais para os colaboradores brasileiros, nos próximos anos. Em particular, a Edenred espera aumentar de forma significativa a sua penetração no segmento das médias empresas, onde o Itaú Unibanco possui um relevante alcance comercial, e gerar receita adicional, complementando os benefícios sociais no domínio da alimentação com outras categorias de benefícios, como o bem-estar e o fitness, a saúde e as soluções ligadas ao bem-estar financeiro.

 

Um parceiro estratégico a longo prazo

Através desta parceria exclusiva, o Itaú Unibanco será incentivado a promover as soluções de benefícios sociais da Edenred, com uma remuneração baseada nas comissões associadas à angariação de novos clientes através da sua rede de agências/ canais digitais.

Adicionalmente, o Itaú Unibanco será acionista minoritário da subsidiária da Edenred dedicada ao segmento dos benefícios sociais no Brasil, com uma participação de 11%, facto que consolida ainda mais a parceria.

A Edenred irá permanecer como acionista maioritária da sua subsidiária no Brasil dedicada a benefícios sociais nos próximos anos, enquanto o Itaú Unibanco terá a possibilidade de aumentar, gradualmente, a sua participação.

Esta transação será contabilizada no valor do EBITDA (resultados antes de juros e impostos) do Grupo Edenred, um ano após estar concluída.

A conclusão desta transação está sujeita à aprovação das autoridades competentes, incluindo o CADE, Conselho Administrativo de Defesa Económica do Brasil, e o BACEN, Banco Central do Brasil.

 

A Edenred em Portugal e no mundo

Em Portugal, a Edenred tem mais de 400 mil utilizadores que efetuam diariamente transações numa rede de milhares de comerciantes afiliados.

A nível internacional, o grupo reúne uma rede exclusiva de cerca de 43 milhões de utilizadores, 750 mil empresas e instituições públicas e 1,4 milhões de comerciantes afiliados.

Listada na bolsa de valores da EuroNext Paris, a Edenred opera em 45 países, com cerca de oito mil colaboradores. Em 2016, o grupo fez a gestão de cerca de 20 mil milhões de euros em transações, das quais 70% foram realizadas via cartão, dispositivo móvel ou web.