Jorge Pina
Colocada a primeira pedra da academia do atleta paralímpico

Na passada sexta-feira foi colocada a primeira pedra da academia do atleta paralímpico Jorge Pina. A cerimónia contou com as presenças do secretário de Estado do Desporto e da Juventude e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Texto: Redação Human

 

Decorreu na passada sexta-feira, dia 14 de setembro, a cerimónia oficial da colocação da primeira pedra da academia do atleta paralímpico Jorge Pina, um espaço com 1.700 metros quadrados dedicados ao desporto e à inclusão social, na freguesia de Marvila, em Lisboa. A iniciativa contou com as presenças do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Vieira, e de outras figuras institucionais, bem como de representantes de várias empresas parceiras da «III Corrida Associação Jorge Pina».

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude enalteceu a determinação do atleta paralímpico e a importância do seu trabalho como instrumento de criação de igualdade, assinalando: «Enquanto secretário de Estado do Desporto, testemunho e valorizo duas vertentes do Jorge Pina – a primeira deve-se ao facto de ser um verdadeiro atleta e alguém que nós respeitamos, não só pelo seu percurso desportivo mas também porque é um cidadão comprometido com o desporto e com o que pode ser o desporto enquanto instrumento criador de mais igualdade de oportunidades para todas e para todos. É absolutamente notável e assinalável o trabalho que o Jorge Pina faz.»

Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa referiu a importância destes projetos na sociedade e na cidade de Lisboa, salientando: «Queremos utilizar a extraordinária magia, visão e mobilização do Jorge Pina para fazermos o melhor para os nossos concidadãos, para os jovens que querem praticar desporto, sendo que através do desporto é possível incutir valores e para àqueles que têm deficiências e que têm aqui uma oferta de respostas com prática desportiva para a socialização e plena integração em comunidade coesa, como queremos que seja a cidade de Lisboa. Uma frase do Jorge Pina, ‘não perdi a visão, aprendi a ver as coisas de outra forma», diz tudo sobre a pessoa que é, sobre aquilo que está a construir e que nos está a deixar construir com ele. Aquilo que nos faz grandes não são as conquistas que temos, é o que fazemos todos os dias com o que a vida nos dá e o que conseguimos aglomerar à nossa volta para construirmos mais.»

Jorge Pina, por sua vez, agradeceu a presença de todos os convidados e do apoio que várias entidades têm dado aos seus projetos, referindo: «É com todo o sentimento e gratidão que aqui estamos. É um sonho de muitos anos que se tornou realidade, pois sempre foi meu objetivo trabalhar na freguesia de Marvila. A Associação Jorge Pina cede este espaço para que este espaço seja para a comunidade e para Lisboa. Esta academia não é minha, eu sou só o sonhador.»

Para ajudar na construção da Academia Jorge Pina, no próximo dia 30 vai realizar-se a «III Corrida Associação Jorge Pina powered by MultiOpticas e More Results», uma prova de cinco e 10 quilómetros, onde o valor das inscrições reverte para a construção do novo espaço.

Site da Associação Jorge Pina aqui.