Até oito de setembro
«Regata Internacional Canárias/ Madeira»

A vigésima edição da «Regata Internacional Canárias/ Madeira» termina este sábado, dia oito. A união entre os dois arquipélagos começou no passado dia quatro.

Texto: Redação Human

 

A «XX Regata Internacional Canárias/ Madeira» mantém a tradição náutica entre os dois arquipélagos do atlântico desde 1978.

Foi o mar e em especial a vela que deu origem ao Clube Naval do Funchal (CNF), no ano de 1952, e desde o primeiro momento que esta instituição organizou provas de âmbito regional, nacional e internacional, sempre com o objetivo de por um lado promover as atividades náuticas e por outro promover a Madeira como destino de turismo náutico

Passados 65 anos, o CNF continua a honrar essa herança, dinamizando uma série de iniciativas que colocam a Madeira nas rotas internacionais da vela. É o caso da «Regata Internacional Canárias/ Madeira», que no total das 19 edições já realizadas conta com mais de 6.350 velejadores e 583 embarcações participantes.

Este prestigiado evento, que une dois arquipélagos do Atlântico, é organizado este ano pelo Clube Naval do Funchal e pelo Real Club Náutico de La Palma, estando integrado no programa comemorativo dos 600 anos do Arquipélago da Madeira.

Na edição anterior, realizada em 2016, competiram 49 embarcações (39 espanholas, nove portuguesas e uma inglesa). Este ano, a largada oficial ocorreu em Lanzarote, a quatro de setembro, pelas 12h00 de La Palma, com direção ao Funchal.

A competição destina-se às classes ORC (ORC 0, ORC 1, ORC 2 e ORC 3) e OPEN (OPEN 1, OPEN 2, OPEN 3).

A embarcação que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do Funchal, em tempo real, receberá o troféu «Dr. Alivar Jones Cardoso», em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo presidente do CNF.

Na Marina do Funchal, será criado um village de apoio à regata, com espaço de animação, aberto a todos os madeirenses e turistas, bem como a todos os tripulantes. Será ainda criado um programa social, cultural e desportivo, que culminará com a tradicional «Festa Branca no Cube Naval», que terá lugar no sábado, dia oito, e que assinala o encerramento do verão de todos os funchalenses.

Mais informações aqui.