Focado no Mosteiro de São Miguel de Refojos
Programa «Mosteiro de Emoções»

O programa «Mosteiro de Emoções» tem como elemento central o Mosteiro de São Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos: Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/ Sabores e Saúde e Bem-estar.

Texto: Redação Human

 

Estes eixos aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Trata-se de um vasto programa cultural que se estende até julho de 2019 e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais

Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural, o programa contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando ainda manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrerão sob diversos formatos: exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do município de Cabeceiras de Basto, especialmente no Mosteiro de São Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais do município ou de municípios estratégicos e vizinhos.

Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada «Mosteiro de São Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar», através do «NORTE 2020», e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina, um programa cultural que se materializará em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, da tradição e da história.

O programa integra até julho de 2019 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa a empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.