Saber com que tipo de idiota se está a lidar

A editora Vogais acaba de lançar em Portugal o livro «Como Sobreviver a Um Filho da P*ta», do norte-americano Robert I. Sutton. Sutton é professor na Califórnia e autor de seis livros de gestão, incluindo vários best-sellers do «The New York Times» e bolseiro da IDEO, uma empresa internacional de design e consultoria em inovação. Foi cofundador do «Stanford Design Institute Ventures Program» e do Stanford Design Institute.

Num comunicado da editora pode ler-se: «Não é por acaso que livros como ‘A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da’ surgem no ‘top’ de livros mais vendidos um pouco por todo o mundo. Afinal de contas, conviver com idiotas, seja no local de trabalho ou noutras situações, pode prejudicar o nosso desempenho e afetar o bem-estar. Estudos demonstram que ter um idiota numa equipa reduz o desempenho até 40%. Se se sente ansioso, sobrecarregado, subestimado ou intimidado porque trabalha com alguém que é um filho da p*ta, agora já pode aprender como evitar, enganar e desarmar as armadilhas que lhe colocam.»

Em «Como Sobreviver a Um Filho da P*ta», Robert I. Sutton começa por fazer o diagnóstico: com que tipo de idiota é que está a lidar? A partir daí, fornece estratégias testadas para lidar com pessoas rudes, mal-educadas, irritantes, desagradáveis ou meramente incompetentes. Trata-se de um livro útil e divertido, que pode ajudar a analisar as situações e a desenvolver um plano pessoal que irá preservar a sua sanidade mental, evitando que os dias bonitos sejam arruinados por algum idiota.