AKI e Leroy Merlin em processo de convergência

A Leroy Merlin abriu na passada semana a sua décima terceira loja em Portugal. Foi em Torres Vedras, reforçando a sua presença no distrito de Lisboa, mais concretamente na região oeste. A nova loja vem trazer uma maior oferta aos torrienses, ao nível de variedade, serviços e soluções nas áreas de bricolage, construção, decoração, casa de banho, cozinha e jardim.

A loja de Torres Vedras, até ao momento uma loja AKI, abre portas como Leroy Merlin, representando um marco de união e cooperação entre as duas insígnias, pertencentes ao mesmo grupo (ADEO) desde 2003.

 

Reorganização ADEO em Portugal

A ADEO encontra-se a reorganizar a sua estrutura empresarial, com o intuito de construir uma organização mais inovadora, com novos processos e serviços diferenciadores, que lhe permitirão acelerar o desenvolvimento de diferentes modelos de negócio e ser mais competitiva num mercado do retalho em plena transformação. Assim, esta reorganização estratégica responde à vontade do grupo de continuar a fortalecer a sua liderança mundial na melhoria do habitat. O objetivo é fazer evoluir os atuais modelos de negócio, rumo à transformação numa empresa multiformato, focada no cliente particular.

Trata-se da união de duas empresas com grande conhecimento e experiência neste sector, com algo fundamental em comum que é a sua orientação para o cliente e as pessoas, capitalizando sobre o que cada uma das empresas tem de melhor. Neste sentido, diferentes conceitos e formatos de loja estão a ser estudados, representando a loja de Torres Vedras a loja-piloto deste processo, que permitirá testar, afinar e melhorar a reflexão sobre as lojas do futuro.

Com esta união, a ADEO passa a ter em Portugal 50 lojas e mais de quatro mil colaboradores. O plano de expansão para os próximos anos continua ambicioso, prevendo-se, até 2021, a abertura de mais 18 lojas e o recrutamento de mais de 1.000 colaboradores.

Com o objetivo de promover uma experiência de compra totalmente adaptada às necessidades do consumidor, e respondendo às expectativas cada vez mais exigentes deste sector, a nova estrutura empresarial vai durante os próximos três anos adaptar progressivamente o parque de lojas existente.

 

Leroy Merlin de Torres Vedras como loja-piloto

A Leroy Merlin de Torres Vedras conjuga assim os modelos de negócio até agora denominados como «Proximidade» (lojas AKI) e «Grande Superfície de Bricolage» (lojas Leroy Merlin), reunindo o melhor de ambos, visando uma melhor resposta e satisfação do habitante, no segmento da melhoria da casa.

Esta loja conta com mais de quatro mil metros quadrados de superfície comercial, apresentando-se ao habitante como uma loja de «Média Superfície de Bricolage», mantendo o foco na prevenção, na manutenção, na reparação e na melhoria da casa, e acrescentando novas soluções nos mundos da renovação, do projeto e da decoração da casa. Ao visitar a loja de Torres Vedras, o cliente poderá descobrir:

– uma maior variedade de produtos disponíveis em loja;

– mais de 85 serviços para facilitar a realização dos diferentes projetos;

– uma equipa mais forte e especializada, nomeadamente na assessoria de projeto;

– um espaço pensado para a conceção e o desenvolvimento de projetos;

– novas formas de inspiração e experimentação de produtos;

– uma forte presença de suportes digitais em loja, que permitem aceder a uma gama de mais de 100 mil produtos.

Esta loja-piloto irá privilegiar a relação com o cliente, criando condições para que a experiência de compra vá ao encontro das diferentes necessidades, sejam estas uma compra fácil e rápida ou a concretização de um projeto completo.

A empresa dá assim continuidade ao seu plano de expansão neste novo contexto, com vista a um futuro ainda em construção, abrindo ainda este ano mais duas lojas, em Aveiro e em Leiria.