Randstad quer conhecer os «superpoderes» dos gamers

A Randstad é patrocinadora da edição de 2018 do «MOCHE XL eSPORTS by HUAWEI», o maior evento de desportos eletrónicos do sul da Europa, que se realiza nos dias nove e 10 de junho, no Altice Arena, em Lisboa. Conhecer o perfil dos gamers e as suas competências são os objetivos principais da ligação da empresa de recursos humanos ao evento.

Durante dois dias, a Randstad vai proporcionar aos visitantes uma área de free to play com streamers e equipas, com curadoria For the Win Esports Club e um palco onde vai realizar talks e apresentações em formato Ted em parceria com a Começar Hoje, a maior conferência jovem do país para debater o futuro dos jovens. Os participantes têm ainda a possibilidade de fazer um pitch sobre as suas competências ou mesmo de mostrar as suas ideias de negócio. O melhor pitch contará com um júri de relevo e terá um prémio.

Inês Veloso, diretora de marketing e comunicação da Randstad Portugal, assinalou a propósito desta parceira: «A presença no ‘MOCHE XL eSports by HUAWEI’ é uma oportunidade para nos conectarmos com uma comunidade em crescimento, que não se limita à geração millennial ou à geração Z, chega mesmo a geração X. São já mais de 250 milhões os que assistem todos meses, pelo mundo fora, às transmissões deste tipo de competições. Queremos não apenas ouvi-los mas também conhecê-los em termos de competências, com assessments científicos que nos ajudem a caracterizar a sua comunidade.»

Já Ramiro Teodósio, presidente do For The Win Esports Club, referiu: «A presença no ‘MOCHE XL eSports by HUAWEI’ em conjunto com a Randstad é o reflexo do caminho percorrido pelo do nosso clube. A FTW, além de ser o maior clube 100% português, é o único que desde a sua génese promove a vivência saudável nos videojogos, colaborando com diversas entidades de renome nacional, presença em universidades e escolas, dando linhas de orientação muito firmes sobre as saídas profissionais neste mercado. A FTW desenvolve em conjunto com a associação Grinding Mind o seu departamento de psicologia, executando a avaliação dos atletas e o respetivo acompanhamento para a sua profissionalização. Com esta iniciativa, iremos promover a desmitificação sobre o que são os desportos eletrónicos e alavancar a integração no mercado de trabalho dos nossos jovens junto daquela que é a empresa líder, a Randstad.»

Em paralelo, a Randstad vai ter algumas das suas soluções tecnológicas de recursos humanos como gestão de turnos, assessments on-line e medidores de performance aplicados ao ambiente de jogo, como se de uma empresa se tratasse.

«A utilização das nossas aplicações vai também permitir fazer daqui um case study e até demonstrar a usabilidade das mesmas», assinalou ainda Inês Veloso. «Acreditamos que a tecnologia ao serviço dos recursos humanos pode tornar-nos mais humanos na gestão de pessoas e mais focados no verdadeiro talento.»

Sob o mote «Desafia os teus limites!», o «MOCHE XL eSports by HUAWEI» conta ainda com espaços dedicados a videojogos, realidade virtual, novas tecnologias, retrogames, youtubers, streamers e quatro grandes palcos de competição onde equipas internacionais competem pela oportunidade de arrecadar 100 mil dólares em prémios. Durante os dois dias são esperados, entre as 10 a as 20 horas, cerca de 20 mil visitantes.

De acordo com o relatório da SuperData, os eSports atingiram em 2017 receitas na ordem de 1.500 milhões de dólares (o equivalente a 1.200 milhões de euros) e prometem não se ficar por aqui. O mesmo relatório indica que esta receita crescerá 26% até 2020, crescimento que será acompanhado por um crescimento no número de espetadores, na ordem dos 12% todos os anos. O Comité Olímpico de Paris está mesmo a considerar tornar os eSports uma modalidade oficial nos «Jogos Olímpicos de 2024».