Edenred com posição muito forte na ProwebCE

A Edenred, especialista global de soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, adquiriu uma participação adicional de 27% na ProwebCE, a líder francesa em soluções para conselhos de empresa (works councils), obrigatórios em França para todas as empresas com mais de 50 colaboradores, detendo agora mais de 98% do seu capital.

Após adquirir uma participação minoritária na ProwebCE em 2012, através da Edenred Capital Partners – a sua estrutura de capital de risco, cujo objetivo é ajudar a financiar projetos inovadores com elevado potencial de crescimento em áreas próximas do core business do Grupo –, a Edenred tornou-se a acionista maioritária, em 2015, aumentando a sua participação para 62%. Após esta ação, a ProwebCE passou a ser totalmente integrada no portfólio de benefícios sociais da Edenred em França, o que permitiu estabelecer fortes sinergias comerciais, contribuindo para a sustentabilidade do crescimento do seu negócio. Em abril de 2017 a Edenred aumentou a sua participação na ProwebCE para 71%, e no final desse mês anunciou que voltou a aumentar a sua participação para 98,5%. Ambas as aquisições serão acrescidas ao lucro líquido do grupo no próximo ano.

A ProwebCE disponibiliza uma ampla oferta de soluções para os conselhos de empresa, em França, incluindo uma plataforma de e-commerce que permite aos colaboradores utilizar fundos alocados a si pelo seu conselho de empresa, com o objetivo de comprarem bens e serviços relacionados com cultura e lazer, beneficiando ao mesmo tempo de descontos em mais de um milhão de produtos e serviços de estabelecimentos parceiros. Em 2017, a Edenred e a ProwebCE estabeleceram uma parceria com um dos maiores retalhistas mundiais, a nível on-line, e pioneiro na comercialização de eventos, para disponibilizarem a cinco milhões de colaboradores, que utilizam a plataforma ProwebCE, o acesso a ofertas exclusivas.

Bertrand Dumazy, chairman e chief executive officer (CEO) da Edenred, afirmou: «Estamos muito satisfeitos com este negócio, que representa o culminar do sucesso da nossa política de capital de risco, que nos permitiu, num primeiro momento, apoiar o desenvolvimento da ProwebCE antes de avançarmos e aumentarmos gradualmente a nossa participação na empresa e integrar, com sucesso, a sua oferta no nosso portfólio de benefícios sociais. Em virtude da sua expertise digital, a ProwebCE é uma das impulsionadoras do crescimento e da inovação do nosso grupo.»

Por sua vez, Patrice Thiry, chairman e CEO da ProwebCE, referiu: «Estamos extremamente orgulhosos por fazer parte do Grupo Edenred, que partilha os mesmos valores humanos que nós. Com o apoio da Edenred, a ProwebCE conseguiu expandir-se, tomando partido de oportunidades de crescimento decorrentes das sinergias comerciais entre a oferta de benefícios sociais da Edenred e os serviços que já disponibilizava.»