No âmbito do «Festival B»
Showcase de Marco Rodrigues na Escola de Albernoa

O fadista participa em iniciativas que visam criar um relacionamento entre a comunidade do concelho de Beja e os diversos artistas que integram a sua programação do «Festival B».

Texto: Redação Human

 

O fadista Marco Rodrigues participa esta sexta-feira, dia 18, pelas 14H30, numa ação de envolvimento da comunidade com um showcase dirigido exclusivamente aos alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Albernoa. Marco Rodrigues participa também numa sessão de ensaios preparatórios do concerto que está a construir com os Cantadores de Beringel. Os ensaios decorrerão em Beringel conforme previsto na calendarização das atividades do «Festival B».

A organização do festival pretende assim criar um relacionamento entre a comunidade do concelho de Beja e os diversos artistas que integram a sua programação.

O concerto de Marco Rodrigues & os Cantadores de Beringel será no dia 22 de junho, em Beja.

 

«Festival B»

O «Festival B» é promovido pela Câmara Municipal de Beja, de 22 a 24 de Junho, sendo dedicado à celebração e à promoção dos patrimónios imateriais da humanidade: o Cante, o Fado e a Gastronomia Mediterrânica. Decorre no Centro Histórico de Beja, unindo através de quatro palcos um roteiro que destaca também o património edificado da cidade. Cerca de 40 artistas/ grupos criarão propositadamente para o evento 25 espetáculos que unem o cante e o fado através de fusões entre si e com outros ritmos e sonoridades musicais.

Um dos aspetos inovadores do «Festival B» tem a ver com a realização de residências artísticas e a conceção de espetáculos próprios criando novas dimensões de promoção e valorização do Cante Alentejano.

O festival pretende ser um meio de dinamização económica e social de Beja. É cofinanciado e conta com o apoio à divulgação da RTP e da ANTENA 1, nos seus canais nacionais e internacionais. Sendo um evento bi-temático, em 2019 será desenvolvido assumindo como tema central «Beja, a Cidade de Mariana Alcoforado», para enaltecer e projetar a imagem desta figura histórica.