Plano de atividades 2018 do Pessoas@2020

No final do mês passado, o Pessoas@2020 – Fórum Pessoas e Organizações promoveu mais um «People Drink Sócios», aproveitando a ocasião para fazer um balanço da atividade da associação e apresentar o plano para 2018.

Para além dos dois eventos já promovidos – um workshop sobre os desafios da gestão de pessoas nas PMEs (pequenas e médias empresas), em parceria com a Aerlis – Associação Empresarial da Região de Lisboa, e do seminário sobre envelhecimento ativo, em parceria com a sociedade de advogados Garrigues –, o Pessoas@2020 destaca o «People Care Summit – Competências e Qualificações 4.0», a realizar a sete de junho, organizado em parceria com a Aerlis e o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade. Este evento pretende assumir-se como um espaço anual de reflexão e partilha ao nível dos people care projects, contribuindo para uma visão sobre os desafios da empregabilidade.

Ainda para junho, está marcado mais um seminário em parceria com a Garrigues, desta feita sobre economia colaborativa e a sua relação com a gestão de pessoas.

Antes, em maio (dia 24), será organizada em parceria com a Escola de Liderança e Inovação do ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) a terceira edição do «Meeting das Academias Corporativas», iniciativa que se repetirá a 22 de outubro (quarta edição).

Em setembro, ainda em data a confirmar, será promovido o «I Encontro Cluster do Turismo – (Re)Pensar as Pessoas do Turismo em Portugal: Estratégias, Prioridades e Ações», onde se conta que marquem presença cerca de 40 entidades que atuam na área.

Também em setembro, dar-se-á início ao projeto «Conversas com Significado», iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento de diretores de recursos humanos que ainda não possuam um posicionamento estratégico nas organizações onde trabalham, através de wokshops com profissionais que o têm, ou já tiveram.

Com organização do Núcleo Distrital de Braga do Pessoas@2020, está previsto o lançamento do projeto «Missão Técnica», que consiste num programa de visitas a empresas que representem exemplos de boas práticas no âmbito da gestão de pessoas (com periodicidade semestral, irá realizar-se a 16 de maio e 14 de novembro), e a segunda edição do «Fórum Pessoas e Organizações», em Braga, que terá como tema «Presente e Futuro: Que competências?» (dia 12 de outubro, no auditório do Museu D. Diogo). E irá manter-se o projeto «Conhecimento em Movimento», que promove a partilha de experiências.

Já o Núcleo Distrital do Porto vai dar continuidade à iniciativa «Nós Vamos lá», através da qual já proporcionaram a visita a empresas como Efacec, BA Vidros, Revigrés, I2S, Casa da Música e Salsa, com vista a dar a conhecer os seus processos e as suas práticas em termos de gestão de pessoas.

Como parceiro, o Pessoas@2020 associa-se, mais uma vez, ao «Leadership Summit Portugal», este ano dedicado ao tema «How fast can we go?» (organização da Tema Central, a 25 de setembro, no Casino Estoril), e ao «Business Transformation Summit», sobre customer experience transformation (com organização da CEGOC, realiza-se a nove de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa).

De referir ainda que a associação vai marcar presença no «CONARH’18», a edição 44 do «Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas», promovido pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, que se realiza em agosto em São Paulo (Brasil), com o tema «Protagonista da Transformação». E também que integra o programa «Accelerate», um consórcio de organizações para apoio à transformação digital das organizações. E ainda que, na sequência das linhas de ação resultantes do Quadro Estratégico para a Gestão de Pessoas em Portugal (QEGP), está a conceptualizar um «Barómetro da Produção e Desenvolvimento do Talento», para ajudar a diminuir o gap entre o talento necessário nas organizações e o que as instituições de ensino estão a produzir.

Estão igualmente previstos mais dois «People Drink Sócios», para os dias 21 de junho e 27 de setembro. Além disso, a 28 de novembro vai realizar-se o «IV Jantar Solidário Pessoas@2020», cujas receitas revertem a favor de uma instituição de carácter social.

 

Nota: na foto, Manuel Sousa Antunes, presidente da associação, durante a apresentação do plano de atividades para 2018.