«100% Cool»
Edição de 2018 apresentada em Cascais

A décima quinta edição do «100% Cool» foi apresentada esta semana em Cascais, Capital Europeia da Juventude em 2018, na presença dos novos parceiros e novas entidades públicas ligadas à segurança rodoviária. Algumas das marcas que se juntam ao «100% Cool» são Rock in Rio, Sumol+Compal, MyTaxi, DriveNow, Zoomarine, Hippotrip, Pousadas da Juventude, Cartão Jovem, Carris, CP, Egor, Bounce, Frueat, Blowit, Cinemundo e FNAJ, entre outras.

Texto: Redação Human

 

Nos últimos 15 anos, ao lado da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) e com o apoio incondicional da Associação Nacional de Segurança Rodoviária e do Ministério da Administração Interna, foram designados mais de 25 mil condutores «100% Cool» nas estradas e premiados pela sua conduta inteligente de 0% de álcool ao volante.

Com a participação de José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e na presença da Associação Nacional de Segurança Rodoviária, da Prevenção Rodoviária Portuguesa, do Fórum Nacional Álcool e Saúde, da PSP e da GNR, entre outras, o secretário geral da ANEBE (Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas) apresentou as novidades da edição 15 do «100% Cool». Um 100% mais forte, mais ambicioso e mais abrangente, determinado em cumprir o seu desígnio maior: mudar comportamentos na estrada e reforçar a cultura de segurança rodoviária por via de um combate específico ao binómio álcool e condução entre as jovens gerações de condutores portugueses.

José Artur Neves referiu na ocasião: «Apesar dos esforços de várias iniciativas, o álcool associado à condução continua a ser um dos principais desafios nas políticas de combate à sinistralidade rodoviária. Continuamos a ter aproximadamente um terço das vítimas mortais em acidentes rodoviários com álcool no sangue superior ao permitido. Em 2017, os dados de informação estatísticos ‘em 24 horas’ traduzem um aumento de 65 vítimas mortais face a 2016 e 25% dos acidentes com vítimas possuía pelo menos um interveniente sob o efeito de álcool. Estou naturalmente grato a todos os parceiros do ‘100% Cool’ que têm contribuído para a importância desta teoria de não consumir enquanto se conduz.»

Por sua vez, Carlos Carreiras enalteceu a importância do projeto «100% Cool», assinalando: «Nós como Câmara Municipal de Cascais e agora também como Capital Europeia da Juventude, temos de transmitir à Europa valores e princípios em que nós acreditamos, em que nós estamos empenhados, em que nós assumimos como causas e que somos militantes das mesmas e o ‘100% Cool’ é uma dessas causas que abraçamos e revemos os nossos valores.»

A nova estratégia 2018/20 tem como grande novidade a comunidade de influencers sociais «100% Coolers» (reúne as marcas e os embaixadores do «100% Cool», que ajudarão a multiplicar a mensagem por todo o país). As marcas que se juntaram a esta iniciativa foram apresentadas no evento, onde também estiveram presentes os primeiros «100% Coolers»: a apresentadora Rita Rochezoire, o ator e apresentador João Paulo Sousa e a atriz e comediante Ana Arrebentinha, além de vários outros.

Rui Duarte, secretário geral da ANEBE, referiu na ocasião: «Os novos parceiros, instituições e empresas que aceitaram dedicar recursos da sua política de responsabilidade social para um ‘100% Cool’ mais eficaz, vão ajudar-nos a uma sensibilização social mais forte e capaz de transformar comportamentos na estrada. Desde aulas de surf, minutos nas aplicações de mobilidade, novas experiências turísticas e dormidas gratuitas, entradas em festivais de música, entre muitos outros, até 2020 seremos mais eficazes em valorizar a cultura de 0% de álcool nas estradas, premiando melhor e em ‘flagrante boa conduta ao volante’ quem escolhe efetivamente não cruzar álcool e condução.»

É nesta aliança de missão que o «100% Cool» se propõe mudar atitudes, para combater a sinistralidade rodoviária relacionada com o consumo do álcool e contribuir para as metas nacionais PENSE2020 e PNRCAD2020. É com este duplo chapéu estratégico e dentro deste horizonte de metas tangíveis, de segurança rodoviária e de saúde, que o programa se vai desenrolar até 2020.