«Observador Cetelem Consumo 2018 Millennials»
Jovens adultos cada vez mais envolvidos em consumo colaborativo

Compram e vendem mais bens em segunda mão do que as gerações anteriores. Reparam, partilham e alugam bens com mais frequência. Os dados apresentados no «Observador Cetelem Consumo Millennials 2018» demonstram que os jovens adultos estão cada vez mais envolvidos em consumo colaborativo.

Texto: Redação Human

 

A economia da partilha é mais expressiva entre os millennials portugueses do que entre os cidadãos nacionais de outras faixas etárias, com 84% dos jovens adultos a afirmarem que têm uma imagem positiva desta filosofia versus 72% em média. Em termos europeus, noruegueses, franceses e espanhóis ocupam, por ordem, os primeiros três lugares no pódio, com respetivamente 91%, 88% e 86%, estando os millennials portugueses na quinta posição entre os inquiridos de 17 países europeus.

Reparar bens é a prática mais difundida entre os inquiridos de origem portuguesa, sendo que 61% afirmam já terem recorrido a esta prática. Os que mais reparam bens são os húngaros (78%), os polacos (69%) e os austríacos (64%). a compra de bens, livros e roupa em segunda mão ocupa o segundo lugar das preferências nacionais, com cerca de metade (49%) dos inquiridos desta geração a afirmarem fazê-lo.

Por outro lado, a partilha de bens ou serviços surge na terceira posição, uma vez que apenas um terço afirmam recorrer a este tipo de serviços. Segue-se o arrendamento de imóveis a outros consumidores, com 33% a alugarem imóveis em plataformas como Airbnb.

As compras em grupo são outra das práticas valorizadas por 25% dos jovens adultos portugueses, que procuram ideias inovadores e originais que os ajudem a economizar e a consumir de forma mais sustentável. 23% afirmam também recorrer a sites de compras coletivas para obterem melhores negócios. Menos popular é a prática de alugar em vez de comprar (13%), ou aproveitar boleias com desconhecidos através de serviços on-line.

Pedro Camarinha, diretor de distribuição do Cetelem, comenta assim os resultados: «A economia da partilha está em permanente ascensão. Se inicialmente era usada para enfrentar a crise, hoje em dia a consciencialização ambiental e a vontade de poupar são pretexto para a adoção de práticas de consumo partilhado. Esta é uma forma de dar uma nova vida àquilo que provavelmente iria acabar no lixo, ao mesmo tempo que se torna um grande aliado nos hábitos de poupança.»

O «Observador Cetelem Millennials 2018» tem por base um estudo quantitativo efetuado em 17 países europeus. O inquérito quantitativo ao consumidor foi realizado pela Kantar TNS entre dois de outubro de 2017 e dois de novembro de 2017 sobre uma amostra de 13.800 indivíduos, com idades entre 18 e 75 anos, e uma amostra adicional de 3.400 indivíduos entre 18 e 34 anos (millennials). Em Portugal foram inquiridos 1.000 indivíduos. Destes, cerca de 500 têm entre 18 e 34 anos. Foi utilizada a técnica CAWI. Os indivíduos foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. O método utilizado para garantir representatividade é o de amostragem por quotas (género, idade, categoria socioprofissional/ rendimento, região).

Os países participantes no estudo foram os seguintes: França (FR), 1.200 pessoas inquiridas. Alemanha (DE), Áustria (AT), Bélgica (BE), Bulgária (BG), Dinamarca (DK), Espanha (ES), Hungria (HU), Itália (IT), Noruega (NO), Polónia (PL), Portugal (PT), República Checa (CZ), Roménia (RO), Reino Unido (UK), Eslováquia (SK) e Suécia (SU), 1.000 pessoas inquiridas por país.

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993.

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