Santander apoia estudantes, professores e investigadores

O programa «Santander Universidades» vai disponibilizar ao longo deste ano 230 bolsas de mobilidade para estudantes, professores e investigadores de Portugal em países ibero-americanos, num investimento superior a meio milhão de euros. As bolsas atribuídas a estudantes têm o valor individual de 2.300 euros, enquanto as bolsas destinadas a professores são de 5.000 euros. A nova edição do «Programa de Bolsas de Mobilidade» está a decorrer desde o início do mês e abrange 27 universidades e institutos politécnicos em Portugal.

A iniciativa visa fomentar o intercâmbio de alunos, docentes e investigadores entre universidades dos dois continentes. Só de Portugal, mais de 1.700 estudantes já tiveram a oportunidade de ter uma experiência do outro lado do Atlântico ao abrigo deste programa.

O programa é desenvolvido pelo Grupo Santander através do «Santander Universidades» em 10 países onde está presente – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú, Portugal, Porto Rico e Uruguai. São disponibilizadas anualmente 3.000 bolsas para estudantes de licenciatura e mestrado e 250 «Bolsas Santander Investigação», num investimento anual de mais de 10 milhões de euros.

Em Portugal, os alunos de licenciatura e mestrado podem candidatar-se ao «Programa de Bolsas Ibero-Americanas» e efetuar um intercâmbio de seis meses numa universidade participante. Os professores e os investigadores podem usufruir do «Programa de Bolsas Santander Investigação», acedendo a estadias de dois meses – ou, se forem alunos de doutoramento, a bolsas de quatro meses.

As candidaturas a cada um dos programas devem ser formalizadas junto dos gabinetes de relações internacionais de cada universidade, sendo posteriormente submetidas no site www.becas.santander.com, que reúne mais informações sobre os programas

O Banco Santander Totta, através do «Santander Universidades», assume o compromisso de promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa, sendo já uma referência a nível nacional no que diz respeito à promoção do ensino superior. Desde 2003 e no âmbito da sua política de envolvimento com a comunidade, promove o apoio ao conhecimento e ao ensino Superior. O banco investe anualmente cerca de sete milhões de euros na área de responsabilidade social e corporativa.

O Banco Santander, a empresa que mais investe no apoio à educação no mundo segundo o «Relatório Varkey» (UNESCO, «Fortune 500»), mantém mais de 1.100 acordos de colaboração com universidades e instituições académicas de 21 países através do «Santander Universidades» e, através da rede Universia, agrupa mais de 1.300 instituições académicas ibero-americanas.