inReach
Para as verdadeiras emergências 

A pensar em situações de emergência, sejam resultantes de um acidente ou de uma catástrofe natural, – que no extremo podem representar um caso de vida ou morte –, a Garmin procura marcar a diferença com o inReach: um aparelho comunicador por satélite de formato portátil e com navegação GPS e 100% de cobertura global via satélite Iridium.

Texto: Redação Human

 

Imaginemos que o mau tempo que tem coberto o país, assim como o resto da Europa nestas últimas semanas se transformava em algo mais grave – um furação de categoria elevada, uma tempestade com inundações consideráveis ou uma frente polar grave, ou que até mesmo se encontra num local mais remoto nos Alpes ou numa viagem de barco no Oceano Atlântico onde não há cobertura de rede.

A pensar nestas situações radicais – que no extremo podem representar um caso de vida ou morte –, a Garmin procura marcar a diferença com o inReach: um aparelho comunicador por satélite de formato portátil e com navegação GPS e 100% de cobertura global via satélite Iridium.

Concebidos para os entusiastas das atividades ao ar livre que querem ir mais além e mais intensamente – e sem comprometer a paz de espírito dos seus familiares –, estes comunicadores por satélite portáteis podem de facto revelar-se igualmente vitais numa situação de calamidade. Graças à tecnologia do inReach, são garantidas a comunicação, a partilha de localização, a navegação e importantes funções de SOS. Isto traduz-se em:

– enviar e receber mensagens de texto mesmo longe do telemóvel;

– ativação de pedido de SOS interativo à GEOS, o centro de monitorização de busca e salvamento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana;

– monitorização e partilha da localização com familiares e amigos;

– emparelhamento com dispositivos móveis utilizando a aplicação gratuita Earthmate para aceder a mapas descarregáveis, imagens aéreas a cores e muito mais.

Robustos, duradouros, resistentes a impactos e com classificação de resistência à água IPX7, os dispositivos portáteis Garmin inReach estão preparados para manter o utilizador em movimento, independentemente dos elementos naturais que se tenha de enfrentar. Ao integrarem uma bateria de iões de lítio recarregável, proporcionam uma longa duração em todos os modos de funcionamento, sendo o carregamento feito via cabo padrão de alimentação microUSB ou com carregador opcional de veículo de 12 V.

 

Fundamental no kit de sobrevivência

O Garmin inReach é um companheiro imprescindível numa situação de emergência, seja ela resultante de uma catástrofe natural ou de um acidente que redunde numa situação de risco numa localização remota ou em alto mar, tornando-se uma ferramenta muito importante de qualquer kit de sobrevivência.

Ao disponibilizar funcionalidades de SOS globais e interativas, consegue sempre permitir acionar um sinal de pedido de ajuda. E graças à tecnologia bidirecional – que o distingue de outros conhecidos dispositivos semelhantes – permite contactar o centro de monitorização de emergência GEOS e receber conselhos profissionais sobre o que se deve fazer, bem como obter uma confirmação quando a ajuda estiver a caminho.

Todos os dispositivos inReach são fornecidos com acesso a um portal baseado na cloud para criar mensagens predefinidas e mensagens de texto rápidas, sincronizar e gerir as definições do dispositivo, atualizar o firmware, associar as contas de redes sociais, guardar todos os dados de monitorização de localização e planear as viagens com rotas e pontos de passagem, entre muitas outras possibilidades.

O acesso à rede Iridium requer uma subscrição de satélite ativa – dependendo do nível de utilização, é possível optar por um plano de contrato anual ou de ligação mensal flexível. A Garmin faculta quatro planos que cobrem os tipos de necessidades mais comuns – Segurança, Recreativo, Expedição e Extremo –, com custos fixos indicativos numa base mensal a situarem-se entre os 14,99 euros 124,99 euros. Os planos mensais são ideais para quem prevê uma utilização sazonal ou ocasional, pagando-se pelo serviço de tempo de ligação por satélite apenas quando se precisar dele (com um compromisso mínimo de 30 dias). Já os planos anuais são recomendados para uma utilização durante todo ao ano, oferecendo maior tranquilidade a taxas mensais reduzidas (com um contrato de 12 meses e alteração gratuita para planos superiores).

Os equipamentos inReach estão disponíveis a partir de 449,99 euros.