Formação de especialistas em TI

A tecnológica portuguesa Olisipo começou o ano a apostar claramente na formação para o seu universo de especialistas em tecnologias de informação (TI). No mês de janeiro, altura em que completou 24 anos, a consultora investiu na plataforma de formação on-line «Udemy for Business», reforçando o seu compromisso com o crescimento e a evolução profissional das suas equipas.

A Olisipo passa assim a disponibilizar esta plataforma de formação a mais de 400 colaboradores, de forma ilimitada e disponível 24 horas por dia. Paula Peixoto, responsável de recursos humanos da empresa, refere: «Com mais de 2.400 cursos disponibilizados na plataforma, esta é a oportunidade para cada elemento da nossa equipa acrescentar conhecimento de forma contínua e virtualmente ilimitada. Trata-se, sem dúvida, de um investimento inovador no mercado português, sobretudo na nossa indústria, o outsourcing de especialistas, onde a renovação e o desenvolvimento de competências são essenciais para a competitividade.»

A responsável refere também: «Ainda com pouca expressão em Portugal, este tipo de plataformas de formação tende a ser uma aposta de sucesso. Não substituindo a formação presencial, são o melhor complemento para a falta de disponibilidade que rege o dia-a-dia dos profissionais de sectores tão dinâmicos com o tecnológico. A formação tem sido para nós uma aposta contínua ao longo destes 24 anos, mas sabemos que nem sempre é fácil alinhar as disponibilidades de uma turma com 10 pessoas em sala, numa formação que pode durar mais de uma semana. Neste sentido, a flexibilidade da formação on-line permite-nos acompanhar os interesses individuais de cada colaborador, que por sua vez evoluem ao seu próprio ritmo. É um complemento que nos vai fortalecer a curto prazo.»

Darren Shimkus, vice-presidente e diretor geral da Udemy for Business, refere por sua vez. «As empresas que investem na formação e no desenvolvimento dos seus profissionais conseguem, com o tempo, uma vantagem competitiva importante no mercado. Os nossos dados e a nossa experiência mostram que há um impacto significativo na retenção e na produtividade com formação nas últimas tecnologias, bem como nas competências de gestão e liderança dos colaboradores. Estamos entusiasmados em poder trabalhar com a Olisipo para promover formações atualizadas que irão impulsionar as competências das suas equipas.»