25 anos do CCB
Um open day em Belém

Foi a 21 de março de 1993, em Lisboa, que o Centro Cultural de Belém (CCB) abriu as suas portas. Passados 25 anos celebra a data com um conjunto de atividades de entrada livre.

Texto: Redação Human

 

Durante todo o dia 21 do corrente mês, o público poderá conhecer de perto como funciona o CCB nos bastidores. Será ainda inaugurada a exposição «CCB 25 Anos», que traça um percurso pela história desta instituição, além de que o público escolar poderá participar em oficinas que resultarão num miniconcerto.

Vejamos as atividades:

– 7:00-20:00 O Grupo RTP foi o primeiro parceiro do CCB, há 25 anos. Esta parceria de sucesso será celebrada neste dia, com a presença da Antena 1, da Antena 2 e da Antena 3, que farão as suas emissões em direto a partir do CCB.
O programa «Sociedade Civil», da RTP 2, será emitido em direto a partir do Caminho Pedonal, e às 20:00 o «Telejornal» da RTP1 terá uma transmissão especial a partir da Praça CCB.

– 10:00-20:00 Durante todo o dia, terá lugar junto à Receção Principal a «Feira do Livro CCB 25 Anos», onde se poderá encontrar várias edições que foram publicadas pelo CCB, entre outras obras marcantes da literatura. Esta feira do livro resulta de uma parceria com a rede de livrarias Bertrand.
Na Sala de Leitura poderá consultar-se on-line os Arquivos RTP sobre o CCB.

– 10:30-13:00 Oficinas de música para os mais novos («É este o nosso papel», por Nuno Cintrão – Sala Luís de Freitas Branco; «Papel Poético», por Dora Batalim SottoMayor e Antonella Gilardi – Sala Fernando Pessoa). No final das duas oficinas, os participantes juntar-se-ão para um miniconcerto na Sala Luís de Freitas Branco.

– 17:00 Depois de durante uma semana 140 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) terem tomado conta da Garagem Sul para trabalharem em projetos que visam uma possível extensão do complexo CCB, serão agora apresentadas as propostas finalistas, no foyer da Sala Luís de Freitas Branco. Trata-se do «Projeto Relâmpago», iniciativa do NucleAR (Núcleo de Estudantes de Arquitetura) e do «Mestrado Integrado em Arquitetura», do IST.

– 18:30 Lançamento do postal «CCB 25 Anos», com os CTT.

– 10:00-18:00 «Paris Haussmann, Modelo de Cidade», na Garagem Sul/ Exposições de Arquitetura. Curadoria LAN (Benoît Jallon & Umberto Napolitano) e FBC (Franck Boutté). Analisa-se e revela-se o potencial do modelo urbano parisiense contemporâneo relativamente às apostas e aos desafios das cidades de amanhã. Mais de uma centena de desenhos, planos, arquivos, maquetes e fotografias de Cyrille Weiner transmitem aos visitantes uma oportunidade para redescobrir esta herança a várias escalas.

– 19:00 Inauguração da exposição «CCB 25 Anos», que convida a conhecer e relembrar os momentos da génese e da formação desta instituição cultural no Portugal do início da década de 1990, partindo de um primeiro momento inaugural em que surge como lugar de representação do Estado, para logo de seguida expressar uma clara vocação de afirmação das artes plásticas e das artes performativas.

– 10:00, 11:00, 12:00, 15:00, 16:00, 17:00, 20:00 Visitas guiadas, para dar a conhecer o CCB por dentro. Durante todo o dia realizam-se visitas guiadas que darão a oportunidade única de conhecer os vários recantos do CCB, a sua história, a sua arquitetura imponente e como é que funciona diariamente.