«No Place Like Home»
Exposição no Museu Coleção Berardo com apoio da IKEA

O Museu Coleção Berardo e a IKEA uniram-se para a exposição «No Place Like Home», que retrata a vida em casa através da arte e abre hoje ao público, permanecendo até ao dia três de junho.

Texto: Redação Human

 

É no Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Através de obras de arte, a exposição «No Place Like Home» cria uma quase-casa dentro do museu, explorando o que acontece quando os objetos transformados regressam ao seu lugar natural.

Marta Cunha, designer de interiores da IKEA Portugal, assinala: «A exposição fala-nos sobre a vida em casa numa visão artística. Na IKEA trabalhamos diariamente para levar o design à casa da maioria das pessoas, através de soluções de mobiliário e decoração que conjugam o aspeto estético, mas devem também responder com funcionalidade, qualidade e sustentabilidade, a um preço acessível. São perspetivas complementares, que fazem com que esta parceria faça todo o sentido.»

Organizada em parceria com o Museu de Israel, de Jerusalém, e o Museu Coleção Berardo, a exposição tem curadoria de Adina Kamien-Kazhdan e inclui trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Man Ray, Claes Oldenburg e Andy Warhol, Louise Bourgeois, Mona Hatoum, Yayoi Kusama e Alina Szapocznikow, que desencadeiam novos pensamentos e novas perspetivas sobre a vida em casa e o ambiente familiar.

Até junho, os membros da IKEA Family têm a oportunidade de receber um bilhete, na compra do primeiro, ao apresentar o seu cartão na bilheteira do museu.

A exposição «No Place Like Home» surge no âmbito da comemoração do centenário de «A Fonte» de Marcel Duchamp, considerada a obra mais icónica do artista e um marco na história de arte do século XX.

 

Nota: na imagem, Coleção Vera e Arturo Schwarz de Arte Dada e Surrealista do Museu de Israel (foto de Elie Posner, The Israel Museum, Jerusalém, 2017).