Número 107, fevereiro de 2018

A edição de fevereiro da «human» destaca a nova realidade dos espaços e das formas de trabalho, com uma entrevista a um dos pioneiros em Portugal de alguns conceitos nitidamente virados para o futuro. Carlos Gonçalves, chief executive officer (CEO) do Avila Spaces, em Lisboa, assinala que «a crise económica fez com que muitas empresas reduzissem custos e descobrissem formas mais inteligentes de trabalhar», referindo «a velha máxima das empresas que transformam ameaças em oportunidades» e lembrando que, «por outro lado, as empresas começaram a trabalhar cada vez mais de forma informal e a apostar na felicidade dos seus profissionais».

De certa forma ligada a esta última ideia, uma nota para outra entrevista, com Inês Veloso, a diretora de marketing e comunicação da Randstad Portugal, que acaba de lançar o livro «Qual é o Seu Employer Brand?» e fala de uma viagem que lhe permitiu aprofundar conhecimento e partilhar experiência sobre um conceito pelo qual se apaixonou na sua vida profissional.

Team coaching, impacto da transformação digital no e-learning e um projeto de responsabilidade social virado para a empregabilidade de pessoas com problemas crónicos de saúde são outros temas de primeira linha desta edição.

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Resumo da edição

 

– Editorial, António Manuel Venda

– Zoom RH: Múltiplos Olhares; Formação («Guia de Formações CEGOC»); Tendências (O líder RH na era digital); Evento em Destaque («Expo’RH 2018»)

– Primeira Opinião: Pedro Branco

– Entrevista de Capa: Carlos Gonçalves

– Espaço Executivo: Cliente versus parceiro

– Dossier: Team coaching

– Crónica Benefícios Extrassalariais: Employee benefits, seis tendências para 2018

– Responsabilidade Social: Projeto «ATIVA-TE – Empregabilidade para Todos»

– Crónica RH e Novas Tecnologias: Inovação, talento e internacionalização

– Em Direto: Inês Veloso

– Crónica Liderança: Liderança, ser e parecer

– Especial: e-Learning

– Em Foco: Gestão de frotas

– Espaço RH: Em Síntese; Web; Livros; Agenda; Grandeza no Dia-a-dia (Mário Ceitil); Com Atitude… (José Duarte Dias); Legislação

– Lifestyle: Restaurante (Vinum Restaurant & Wine Bar); Automóveis («Black Edition», da Opel); Cinema; Música; Artes Plásticas; Leitura; Montra

– Última Página: António Souto

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.