Béla Guttmann
O homem da maldição ao Benfica

A Oficina do Livro edita na próxima terça-feira, dia 20, a biografia «Béla Guttmann, de Sobrevivente do Holocausto a Glória do Benfica», da autoria do jornalista britânico David Bolchover. Trata-se de uma obra repleta de curiosidades sobre o treinador que lançou a famosa maldição sobre o Benfica.

Texto: Redação Human

 

Antes de Mourinho e de Pep Guardiola, havia Béla Guttmann: o primeiro treinador superstar de futebol, e o homem que abriu caminho aos famosos treinadores da era moderna com as suas cláusulas milionárias. O treinador que conseguiu duas Taças dos Clubes Campeões Europeus pelo Benfica terá roubado o jovem Eusébio ao Sporting após uma conversa num barbeiro em que ouviu falar das qualidades excecionas do jovem moçambicano de 19 anos.

Guttmann (27 de Janeiro 1899, 28 de Agosto 1981) fez fortuna a vender álcool ilegal nos Estados Unidos, foi professor de dança e sobreviveu ao Holocausto escondido no sótão de um salão de cabeleireiro situado perto de Budapeste, antes de se tornar o lendário treinador da década de 1960 do Benfica, cuja maldição ainda perdura, mesmo depois de inaugurada uma estátua no estádio e de o próprio Eusébio ter rezado na campa do treinador, em 1990, pouco antes de mais um final perdida, em Viena, contra o Milan.

Antigo jogador de futebol (era um extraordinário médio), chegou a representar a seleção húngara nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920. Enriqueceu a jogar futebol e na roleta, mas perdeu tudo em 1929, na famosa sexta-feira negra na Bolsa de Nova Iorque. Na Segunda Guerra Mundial, ainda foi enviado para um campo de trabalhos forçados, de onde conseguiu fugir em dezembro de 1944, pouco antes do envio para Auschwitz. O pai, a irmã e muitos outros familiares morreram neste campo de concentração.

Antes do Benfica conseguira ser campeão nacional pelo Porto, em 1959, mas foi em 1961, como treinador dos encarnados, que conseguiu a proeza de vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus – um feito que repetiu no ano seguinte. Saiu do clube logo de seguida, após a recusa de um aumento de 65% por parte do clube, e de Salazar o ter feito comendador: «Nem daqui a 100 anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Clubes Campeões Europeus sem mim…» O Benfica nunca mais ganhou, apesar de ter estado por mais cinco vezes na final da competição (e por mais algumas na de outras competições europeias de futebol). Conhecido pelas táticas inovadoras e pelas mudanças frequentes de clube, Guttmann foi eleito, em 2013, por jogadores e treinadores, como o nono melhor treinador de todos os tempos.

O autor do livro (ed. Oficina do Livro), David Bolchover, é escritor e comentador. Publicou três livros, nomeadamente o best-seller «O Gestor de 90 Minutos», que explora os vários estilos de gestão dos grandes treinadores de futebol. Colaborou com diversos jornais, entre os quais o The Times, o The Telegraph e o Financial Times. Trabalhou durante três anos na investigação para este livro, tendo inclusive conversado com António Simões, que foi treinado por Guttmann no Benfica.