«O Observador Cetelem Automóvel 2018»
Famílias consideram cada vez mais o leasing automóvel

A compra e a posse de um automóvel continua a ser considerada por muitos. No entanto, para garantir um maior controlo sobre o seu orçamento há cada vez mais famílias a considerar o recurso às formas de locação, como o leasing e o ALD. Para 50% dos inquiridos portugueses este tipo de aquisição contribui para que, na troca de viatura, voltem a escolher a mesma marca, o que representa uma oportunidade de fidelização para as marcas do sector automóvel.

Texto: Redação Human

 

De acordo com «O Observador Cetelem Automóvel 2018», dois em cada três automobilistas portugueses (70%) declaram poder aproveitar uma oportunidade de oferta de locação. Este é o valor mais alto entre os países europeus e um valor superior à média dos inquiridos em 15 países em 9 pontos (61%). Apenas a China (79%) e o Brasil (76%) apresentam valores superiores aos registados em Portugal.

A crescente procura por parte dos consumidores da funcionalidade em detrimento do estatuto parece ser uma das principais razões para este fenómeno sendo que, 50% dos portugueses expressa que com as ofertas de locação a sua fidelidade às marcas aumentará potencialmente. Uma opinião que não diverge significativamente da média do estudo, que se fixou nos 55%, mostrando que esta é uma opinião consensual nos vários países onde o estudo é efetuado.

Pedro Nuno Ferreira, diretor automóvel do Cetelem, assinala: «A mobilidade dos portugueses está, agora mais que nunca, a sofrer alterações. Cada vez mais, o automobilista procura a funcionalidade em detrimento do estatuto e da propriedade. Nos dias que correm, existem muitas formas de transporte e embora a posse de um veículo próprio continue a ter muita expressão, começa a haver espaço para novas possibilidades.»

Recorde-se que, embora 90% dos inquiridos portugueses declaram ser fiéis a uma marca, apenas 21% confirmam ter mantido a mesma marca quando mudaram de viatura. Para se manterem fidelizados, os condutores garantem ser necessário confiança e satisfação numa marca automóvel.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para «O Observador Cetelem Automóvel 2018» foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways. As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Kantar TNS, entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2017, na África do Sul, na Alemanha, na Bélgica, no Brasil, na China, em Espanha, nos Estados Unidos, em França, em Itália, no Japão, no México, na Polónia, em Portugal, no Reino Unido e na Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 proprietários de uma viatura pessoal comprada nova ou usada nos últimos cinco anos. Estes indivíduos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade).

De assinalar que Cetelem é a marca comercial do Banco BNP Paribas Personal Finance, empresa especializada no crédito a particulares que pertence ao Grupo BNP Paribas.

O BNP Paribas Personal Finance é líder europeu e está presente em 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.

Em Portugal está presente desde 1993 conta com cerca de 700 colaboradores, serve mais de 1,2 milhões de clientes e mais de 2800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas lojas em Gaia e em Lisboa.