Neves de Almeida reforça estratégia de transformação digital

Gonçalo de Salis Amaral (na foto) é o novo senior manager da Neves de Almeida | HR Consulting, transitando da equipa de management da Accenture. Com um percurso formativo e profissional de 20 anos em recursos humanos, organização e gestão integrada de capital humano, a sua inclusão na equipa da consultora surge associada a um esforço orientado para responder à tendência de transformação digital identificada no contexto da consultoria e do recrutamento em recursos humanos. Face a um ambiente que tem impacto nos negócios e nas organizações, modificando de forma cada vez mais rápida o tipo de trabalho desenvolvido, o modo como o mesmo é executado e quem o executa, o desafio passa por encontrar e implementar novas formas de organizar, liderar e gerir o capital humano em contexto organizacional.

Fernando Neves de Almeida, presidente da Neves de Almeida – HR Consulting, assinalou: «O ambiente atual apresenta desafios originais ao modo como as organizações operam e se relacionam com o seu público e o mercado e, por consequência, ao modo como a gestão do talento nas mesmas é hoje desenvolvida. O surgimento de canais e processos de âmbito digital e tecnológico obriga a repensar a forma como uma organização identifica talento, contacta profissionais e se relaciona com os seus colaboradores. A transformação para um ambiente permanentemente interligado exige responsáveis de recursos humanos mais capazes, dinâmicos e abertos à inovação. Apenas contando com uma equipa que possua estas mais-valias podemos ambicionar posicionar-nos na dianteira de uma era em que a expectativa e a promessa, mas também a incógnita quanto ao futuro, assumem um papel central.»

Já Gonçalo de Salis Amaral, por sua vez, partilhou: «A transformação interna verificada nas organizações deverá ser liderada pelos recursos humanos, através do exemplo e criando as condições para que a mesma seja seguida pela restante organização. Os 20 anos de experiência em processos transformacionais nos mais diversos sectores de atividade, países e realidades deram-me uma visão abrangente dos desafios em distintos níveis de maturidade das organizações. Adicionalmente, permitiu-me ganhar experiência em gerir e liderar equipas com uma enorme diversidade (multiculturais e multigeracionais) que cada vez caracterizam mais a atual força de trabalho. Toda esta bagagem tem vindo a ser aplicada, mais recentemente, também neste processo de transformação interno das organizações na era digital.»

Licenciado em «Gestão de Empresas» pelo Instituto Superior de Gestão (ISG), de Lisboa, Gonçalo de Salis Amaral possui formação adicional em finanças, gestão integrada de capital humano, eficiência organizacional e gestão da mudança. Ao longo de mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão e consultoria estratégica de recursos humanos, organização e gestão integrada de capital humano, em vários sectores de atividade – nomeadamente em serviços financeiros, consumer goods, energia e utilitites, sector público e telecomunicações, liderou projetos transformacionais com equipas multiculturais em vários países (Portugal, Espanha, Itália, Angola, Moçambique e Estados Unidos) que permitiram criar valor para as organizações, quer por via da otimização/ eficiência, quer por via da produtividade. Durante o seu percurso profissional ocupou cargos de gestão, gestão de capital humano e consultoria estratégia na Accenture e na GSA Consulting & Investments.