Lisboa e Porto
Os hábitos de comer fora em 2017

Os hábitos de pesquisa da amostra de utilizadores da Zomato em 2017 revelam que no momento de decisão de onde comer fora os portugueses das duas maiores cidades do país procuraram por cozinha italiana, seguida de sushi, brunch e cozinha vegetariana, mantendo tendências de 2016.

Texto: Redação Human

 

A Zomato revela os hábitos de comer fora dos portugueses em Lisboa e no Porto, com base nas pesquisas referentes a 2017.

Nesse ano, os hábitos de pesquisa da amostra de utilizadores da plataforma revelam que no momento de decisão de onde comer fora os portugueses procuraram por cozinha italiana, seguida de sushi, brunch e cozinha vegetariana, que se mantêm como tendência desde 2016.

A palavra «pizza» ganhou terreno como um dos pratos mais procurado pelos foodies: são mais de 800 os restaurantes que servem pizza e cozinha italiana em Lisboa e no Porto.

O dia mais popular para pesquisa de restaurantes foi o domingo, com maior atividade às 19 horas, antes da hora de jantar.

Quanto ao universo de páginas listadas na Zomato, o somatório foi de 14.434 estabelecimentos na área da Grande Lisboa (mais 664 do que em 2016) e 3.899 no Grande Porto (mais 68).

Desde o lançamento em março 2017, o «Zomato Gold» (clube exclusivo que dá acesso a um prato de oferta em cada refeição) alcançou quatro mil membros e 750 restaurantes parceiros. Cada membro deste serviço poupou em média 92 euros e começou a ter retorno do seu investimento na subscrição a partir da segunda utilização. No total, foram oferecidos 23 mil pratos em 2017 aos membros «Zomato Gold».

***

A Zomato é uma app de descoberta de restaurantes, que disponibiliza informação sobre mais de um milhão de restaurantes em 23 países. O conteúdo detalhado e atualizado inclui os menus dos restaurantes, fotos tiradas pelas equipas que percorrem as ruas nas várias cidades onde está presente, coordenadas e outras informações; os utilizadores podem avaliar e dar opinião sobre os restaurantes, bem como criar a sua própria rede de foodies com recomendações personalizadas.

Em Portugal, a plataforma conta com 1,9 milhões de visitas por mês, sendo a plataforma de descoberta de restaurantes mais completa para quem procura opções para comer fora, entregas ao domicílio, serviço de take-away ou sair à noite.

A plataforma está disponível nas versões web e mobile (iOS, Android e Windows Phone).

 

Nota: na imagem, pormenor de uma das propostas gastronómicas do Restaurante Astória (Porto), que recentemente apresentou uma nova carta (ver aqui).