«Edenred Factory», uma incubadora de start-ups

A Edenred, grupo global de soluções pré-pagas para empresas, colaboradores e comerciantes, acaba de lançar a iniciativa «Edenred Factory», um programa de empreendedorismo interno, à escala internacional, que convida todos os colaboradores do grupo a tornarem-se empreendedores, apoiando projetos com um elevado potencial de virem a tornar-se start-ups. Em março de 2018, o Comité Executivo do grupo irá selecionar os dois projetos que serão incubados durante seis meses. Esta iniciativa reflete totalmente a estratégia do grupo, assente no domínio da Inovação.

De dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, os colaboradores da Edenred podem submeter os seus projetos baseados nas suas duas principais linhas de negócio: Benefícios Sociais e Soluções de Frota & Mobilidade. Em março de 2018, os candidatos irão apresentar os seus pitches ao Comité Executivo do grupo, que irá selecionar os dois projetos vencedores, cujo desenvolvimento está previsto acontecer entre abril e setembro de 2018.

Os responsáveis dos projetos de empreendedorismo vencedores terão direito a uma licença temporária durante os primeiros seis meses de incubação dos seus projetos, para que se possam dedicar a eles nesse período. Para garantir todo o apoio de que necessitam, esses responsáveis ficarão instalados nos escritórios da sede da Edenred, onde irão receber toda a assessoria e todo o apoio necessários por parte das equipas de inovação e de consultoria digital do grupo.

Após os seos meses, os dois projetos voltarão a ser avaliados. Em função do potencial determinado nesse momento, terão um dos seguintes desfechos:  ser implementados pela própria Edenred ou o suporte de que necessitam para saírem do estado de incubação e se tornarem numa unidade de negócio independente.

 

Um novo passo em direção à estratégia de inovação da Edenred

Enquanto percursora de uma linha de atuação assente na open innovation, a Edenred desenvolveu um sistema global que antecipa as tendências e explora os ecossistemas próximos das suas linhas de negócio.

O grupo tem estado por isso a trabalhar em conjunto com o fundo de investimento Partech Ventures, desde 2011, através do apoio a jovens empresas com uma capacidade de rápido crescimento, ligadas à economia digital, tais como: novos serviços através da Internet, e-commerce, e-marketing, novos meios de pagamento, serviços baseados no on-line e no mobile (e/m/s-commerce, logística, recrutamento, educação, cuidados de saúde, etc) e adoção de novas tecnologias (ligadas à conectividade, ao marketing e a outras aplicações tecnológicas).

Em 2012, a Edenred fundou a Edenred Capital Partners, a sua própria operação de capital de risco, com o objetivo de adquirir participações minoritárias, geralmente sob a forma de coinvestimentos com outros fundos, em projetos de inovação com um elevado potencial de crescimento e com um posicionamento próximo das áreas de negócio do grupo. Em França, a Edenred Capital Partners investiu em projetos como La Compagnie des Cartes Carburant, Lucky Cart, ProwebCE, Zenchef ou Ouiteam and Addworking. Esse investimento também aconteceu em países como o Reino Unido, nomeadamente nas empresas LaunchPad Recruits e Beamery.

Elie du Pré de Saint Maur, vice-presidente executivo de marketing e estratégia, sublinhou «A Edenred encontra-se bem posicionada no domínio das start-ups através das suas parcerias com a Partech Ventures e a Edenred Capital Partners. A ‘Edenred Factory’ irá potenciar a emergência de ideias disruptivas internamente, com elevado potencial para a atividade do grupo, as quais serão convertidas em projetos reais. Através de uma combinação entre a agilidade de uma start-up e o poder de uma multinacional, a ‘Edenred Factory’ representa o último passo da Edenred em direção à sua estratégia global.»