Programa de estágios para estudantes na área financeira

A Siemens Portugal lançou a primeira edição do «Finance Trainee Program», um programa de estágios remunerados dedicado a recém-graduados ou finalistas na área financeira, que tenham a ambição de dar os primeiros passos da sua carreira profissional na empresa. Em edições anteriores de iniciativas semelhantes, nas áreas das tecnologias de informação e engenharia, as taxas de empregabilidade rondaram os 80 por cento.

O programa, que arranca no dia 15 de janeiro de 2018 e cujas candidaturas estão a decorrer aqui, contempla 18 vagas e tem 12 meses de duração. Durante este período, os trainees serão acompanhados por dois mentores e integrarão duas equipas financeiras distintas (uma a cada seis meses). A ideia é que recebam formação contínua on-the-job, ficando com conhecimento privilegiado sobre o que é ser financeiro na Siemens e as oportunidades que a empresa oferece aos profissionais deste sector.

Para fazer a candidatura basta ter uma licenciatura ou um mestrado em Gestão, Finanças, Contabilidade ou Economia, ser fluente em inglês e identificar-se com os valores da Siemens: responsabilidade, excelência e inovação.

Madalena de Sá, head of finance shared services na Siemens Portugal e sponsor deste programa, assinalou: «O sucesso e a longevidade da Siemens no mercado nacional devem-se, principalmente, à qualidade das nossas equipas e ao talento das nossas pessoas. Por isso, queremos continuar a contar com o melhor talento nacional, em todas as nossas áreas de atividade incluindo, claro, a financeira. Com esta iniciativa queremos, por um lado, mostrar todas as oportunidades que uma empresa como a Siemens pode proporcionar a um jovem que quer fazer carreira na área financeira, e por outro enriquecer ainda mais a pool de talentos que temos disponível numa área determinante para o nosso sucesso.»

A comunidade financeira representa atualmente 33 por cento da força de trabalho da Siemens em Portugal. Muitos destes colaboradores estão alocadas a centros de competências que exportam conhecimento e serviços de alto valor acrescentado para os 200 países onde a empresa está presente. Nestes centros trabalham pessoas de 41 nacionalidades e falam-se 14 línguas.

Em setembro de 2017, a Siemens Portugal ultrapassou os dois mil colaboradores nas suas operações nacionais e internacionais. Num único ano foram criadas 251 posições altamente qualificadas em Portugal, Angola e Moçambique. O crescimento do negócio da Siemens Portugal tem permitido à empresa expandir a sua equipa não só no mercado nacional, mas também no plano internacional.