«Klaxon» em Monchique
Novo circo para voar rumo a 2018

O final do ano em Monchique vive-se no interior de uma grande tenda de circo, com voos rítmicos de cortar a respiração, sons ininterruptos e desabridos e palmas de todas as idades. Música e acrobacia tornam-se uma só linguagem, numa atmosfera ligeiramente burlesca, bem-humorada e fascinante.

Texto: Redação Human

 

Trata-se do segundo ciclo de existência do «Lavrar o Mar», projeto de programação cultural em época baixa nos territórios de Aljezur e Monchique, inserido no «Programa 365 Algarve» e no «Cresc Algarve – Portugal 2020», que leva ao alto da serra um espetáculo de novo circo para toda a família, denominado «Klaxon».
O coletivo francês de 11 artistas (cinco músicos e seis acrobatas Akoreacro) faz de uma enorme e viajada tenda de circo tradicional uma arena para uma inesquecível e calorosa celebração. Em pleno Heliporto de Monchique, números de trapézio, acrobacias no ar e equilíbrios instáveis rasgam o espaço e levantam voo, ao som dos entusiásticos músicos a que ninguém fica indiferente. Espetáculo virtuoso, imbuído simultaneamente do espírito do circo tradicional e de um imaginário, de um humor e de uma dramaturgia contemporâneos. No fundo, uma viagem livre, leve e alegre que nos mostra como o céu (não) é o limite para a nossa imaginação.

O espetáculo vai decorrer nos dias 28, 29, 30, 31 deste mês, pelas 21 horas, e a um de janeiro de 2018, pelas 17 horas, com duração aproximada de uma hora e 15 minutos (na passagem de ano, o vibrante magnetismo de Akoreacro estende-se até depois da meia-noite, estando previstas diversas surpresas).