Leiloados por 38 mil euros
Registos fotográficos do século XIX

Um livro com registos fotográficos do Egito, da Núbia, da Palestina e da Síria, reunidos ao longo dos anos 1849, 1850 e 1851. Conta com uma introdução de Maxime Du Camp, escritor e fotógrafo francês que foi responsável por uma missão arqueológica ao Oriente onde foram feitos estes registos. O livro foi recentemente arrematado em leilão por 38 mil euros, na plataforma da Catawiki.

Texto: Redação Human

 

A cópia rara de uma das primeiras publicações fotográficas de origem francesa, «Egypte, Nubie, Palestine et Syrie», foi recentemente arrematada em leilão por 38 mil euros, na Catawiki, plataforma on-line de artigos exclusivos que todas as semanas conta com mais de 35 mil objetos em leilão.

Trata-se de um livro com desenhos fotográficos do Egito, da Núbia, da Palestina e da Síria, reunidos entre 1849 e 1851 no âmbito de uma missão arqueológica o Oriente de Maxime Du Camp, escritor e fotógrafo francês. Por se tratar da primeira edição, bastante rara nos dias de hoje, rapidamente a obra alcançou um elevado valor de licitação, conseguindo o valor final de 38 mil euros, por parte de um licitante em Londres.

Com 61 páginas e 125 ilustrações, esta edição encontra-se em ótimo estado de preservação, o que contribuiu para o valor final alcançado no leilão.

Maxime Du Camp (1822-1894) foi um escritor e jornalista francês que em 1849 embarcou numa viagem ao Médio Oriente, acompanhado pelo romancista Gustave Flaubert, e onde durante mais de um ano e meio recolheram desenhos fotográficos dos locais por onde passaram: Egito, Núbia, Palestina e Síria. Isso originou a publicação desta obra.

O inventor responsável pela técnica de impressão em papel de fibra foi Blanquart-Evrard, que na época ajudou a acelerar o processo de impressão de fotografias e permitiu a publicação de obras como a que foi agora leiloada na Catawiki.

Mais detalhes deste leilão aqui.

 

A Catawiki

A Catawiki é a plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento no mundo. A empresa foi fundada em 2008 como uma comunidade para colecionistas e atualmente é o principal ponto de encontro on-line para vender e comprar objetos únicos. A Catawiki lançou o seu primeiro leilão a 25 de novembro de 2011, com um jogo de um famoso cartoon holandês, Tom Poes. Desde então, a empresa organizou milhares de leilões de mais de 80 categorias diferentes e leiloa mais de 35 mil artigos por semana, desde carros clássicos até relógios vintage.

Todos os leilões são supervisionados por peritos que garantem a qualidade e a veracidade dos produtos a leilão, e a empresa oferece um sistema especial de pagamento simples e seguro.

Até ao momento, a Catawiki já recolheu financiamento na ordem dos 86 milhões de euros de investidores mundiais, como Peak Capital, Accel Partner e Lead Edge Capital, entre outros. Está presente nos Países Baixos, na Bélgica, em França, na Alemanha, no Reino Unido, em Itália, em Espanha e em Portugal.