Aumentar as competências digitais dos alunos portugueses

A Microsoft Portugal e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) assinaram um protocolo de parceria para o alargamento da rede de Academias Microsoft a todas as instituições de ensino superior politécnico em Portugal. O protocolo visa contribuir para o aumento, a curto prazo, do número de alunos que saem destas instituições com competências e qualificações digitais acrescidas, estando assim melhor preparados para ingressar no mercado de trabalho.

O memorando agora assinado destina-se a estudantes de todas as áreas – tecnológicas e não tecnológicas. No primeiro caso, visa dotar os alunos de competências avançadas, especializações tecnológicas e certificações mundialmente reconhecidas. Para os estudantes de áreas não tecnológicas, o objetivo é dotá-los de competências e qualificações digitais básicas, mais vocacionadas para uma melhor preparação para o mercado de trabalho (em que a transformação digital é uma realidade), princípios de literacia digital e competências básicas e avançadas na ótica do utilizador, em especial na área das aplicações de produtividade (Excel, Powerpoint, Word, etc).

No âmbito do protocolo, a Microsoft Portugal apoia a implementação do projeto nas academias, oferecendo formação aos responsáveis de cada uma das instituições, garantindo um «Kit Academia» com material de marketing para o rebranding das salas afetas ao projeto, apoiando a definição das prioridades de formação e certificação em função das áreas de formação dos estudantes e dos níveis de ensino, promovendo competições entre alunos/ academias e apoiando especializações em tecnologias de informação (TI), com forte aposta na formação em tecnologias cloud. A Microsoft disponibiliza-se ainda para facilitar o contacto entre as academias e o seu ecossistema de parceiros (atualmente mais de 2.600), garantindo uma convergência entre as necessidades de recrutamento das empresas de TI e os cursos/ certificações a apostar, promovendo a empregabilidade dos alunos.