Mercedes-Benz CLS
Um novo idioma de design

Com a chegada da terceira geração do CLS ao mercado, a Mercedes-Benz estreia um novo idioma de design reconhecido pelos seus claros contornos e formas minimalistas. Este destaca-se pelos faróis largos instalados numa posição mais baixa e pelos farolins traseiros bipartidos. Ao mesmo tempo, o design reflete uma aura intemporal do primeiro CLS, que criou um novo segmento e rapidamente se tornou num ícone. O novo CLS estará equipado com novos motores de quatro e de seis cilindros em linha nas versões a diesel e a gasolina. Tal como os antecessores, o CLS revela um inconfundível espírito desportivo: é um veículo extremamente emotivo que oferece conforto em viagens longas e um elevado isolamento acústico, associados a uma tecnologia incomparável. O coupé de quatro portas será lançado no mercado em março de 2018.

Texto: Redação Human

 

Em 2003, a Mercedes-Benz criou um novo segmento de veículos com a introdução do CLS, um modelo que pela primeira vez combinou a elegância e o dinamismo de um coupé com o conforto e a funcionalidade de uma limousine. Com a terceira geração do CLS, a Mercedes-Benz cria agora um veículo mais imponente do que nunca: o novo modelo incorpora os genes do CLS com a sua linha de cintura arqueada, vidros laterais de geometria plana e superfície vidrada de baixo perfil. Ao mesmo tempo, é outro exemplo da evolução lógica do idioma de design (pureza sensual); as arestas e as linhas vincadas foram significativamente reduzidas. O modelo combina harmoniosamente a atual família de modelos coupé da Mercedes-Benz com inúmeras características de design. O seu coeficiente aerodinâmico de 0,26 é uma prova da sua excecional aerodinâmica.

A gama de motores é completamente nova. No lançamento de mercado estarão disponíveis três modelos equipados com motor de seis cilindros:

– CLS 350 d 4MATIC (210 kW/ 286 CV, 600 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado, 5.6 l/ 100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, 148 g/ km);

– CLS 400 d 4MATIC (250 kW/ 340 CV, 700 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado, 5.6 l/ 100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, 148 g/ km);

– CLS 450 4MATIC (270 + 16 kW/ 367 + 22 CV; consumo de combustível em ciclo combinado, 7.5 l/ 100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, 178 g/ km).

O conforto melhorado do novo CLS é acentuado pela suspensão AIR BODY CONTROL, os controlos de conforto ENERGIZING e a mais recente geração do sistema de informação e de entretenimento com In-Car-Office. O touchpad na consola central fornece sinais táteis durante a operação das inúmeras funções de conveniência e das várias configurações.

Como habitualmente, o equipamento de série é extremamente vasto, com especial destaque para os faróis LED High Performance, as jantes de liga leve de 18 polegadas, Lane Keeping Assist, Speed Limit Assist, um ecrã multimédia de 12,3 polegadas, iluminação ambiente incluindo a iluminação das saídas de ventilação de ar, os serviços Mercedes me connect e um módulo de comunicações com LTE.

 

Exterior

A atraente dianteira inclui a grelha em padrão diamante típica dos coupés Mercedes-Benz. O perfil da grelha do radiador é alargado junto à base, relembrando os contornos da grelha do Mercedes-AMG GT. O capot é totalmente circundado pelas superfícies da carroçaria. Os faróis largos e extremamente planos com flancos oblíquos para o lado interior acompanham de forma dinâmica o contorno da grelha.

O design lateral é caracterizado pela linha arqueada de cintura disposta numa posição elevada e pela superfície vidrada desportiva e de baixa altura com vidros laterais sem moldura. A secção dianteira oblíqua relembra o nariz de um tubarão e aparenta um maior comprimento graças ao capot totalmente circundado pelos painéis da carroçaria. Os contornos seguem a filosofia de design de pureza sensual: as linhas e as arestas foram significativamente reduzidas enquanto as superfícies foram generosamente arqueadas.

O CLS também apresenta a habitual linha musculada dos ombros traseiros que combina suavemente com a traseira plana. Os elementos característicos do coupé incluem os farolins traseiros bipartidos, refletores instalados no para-choques traseiro, placa da matrícula no para-choques e a estrela Mercedes posicionada no centro da tampa da bagageira. Em função da especificação, esta poderá alojar uma câmara extensível.

Tal como os faróis, os farolins LED com retroiluminação Edgelight apresentam uma aparência cristalina e criam um efeito tridimensional. O seu posicionamento a baixa altura acentua a largura do veículo.

 

Interior

O luxuoso interior do CLS Coupé impressiona com as suas claras linhas básicas e reflete os contornos sensuais e fluídos do exterior. A seleção de materiais de elevada qualidade evidencia os excelentes acabamentos. O cockpit largo e desportivo e a combinação de cores criam a impressão de estarmos na presença de um interior particularmente espaçoso. Para uma impressão geral de continuidade, as linhas onduladas do design interior estendem-se desde a secção dianteira às portas traseiras. A iluminação ambiente destaca-se com as novas saídas de ventilação iluminadas que relembram as turbinas dos aviões a jato. A impressão desportiva também é reforçada pela aparência de acabamento manual dos bancos. Como equipamento opcional está disponível um cockpit de ecrã largo de alta resolução, com dois ecrãs de 12.3 polegadas instalados atrás de um único revestimento contínuo de vidro. A consola central, revestida em madeira porosa ou com acabamento de alto brilho, aparenta flutuar graças ao revestimento da sua superfície.

No cockpit totalmente digital, o condutor poderá configurar livremente a informação apresentada de acordo com as suas necessidades e a situação de condução. Podem ser selecionados três diferentes estilos em função das preferências, da disposição anímica ou para combinar com os elementos do interior. Os estilos Classic e Sport caracterizam-se por uma estrutura básica, enquanto o estilo Progressive surpreende e concentra a informação numa estrutura com um instrumento central tubular.

A iluminação ambiente é individualmente ajustável em 64 cores, incluindo a iluminação das saídas de ventilação. Quando a definição de temperatura do sistema de ar condicionado é alterada, o sistema de iluminação varia rapidamente a cor para mostrar se o ar está a ser aquecido (vermelho) ou arrefecido (azul).

Os bancos foram desenhados exclusivamente para este modelo. Em função do equipamento interior, os bancos incluem pespontos transversais de elevada qualidade. Os bancos traseiros têm a mesma aparência dos bancos dianteiros, criando uma impressão de banco individual desportivo, embora o CLS Coupé seja pela primeira vez um veículo de cinco de lugares. Se necessário, os encostos dos bancos podem ser rebatidos na proporção de 40/ 20/ 40, expandindo os generosos 520 litros de capacidade da bagageira.

 

Intelligent Drive

A nova geração do CLS tem vários elementos em comum com o novo Classe S, o porta-estandarte de todo o setor automóvel. O CLS está equipado com o pack Driving Assistance, a última geração de sistemas de assistência à condução que assiste o condutor em função do percurso.

O leque de sistemas de assistência à condução e de segurança é caracterizado por uma estrutura modular e inclui de série o Active Brake Assist, o Lane Keeping Assist, o ATTENTION ASSIST, o Speed Limit Assist e o sistema de proteção de ocupantes PRE-SAFE. O PRE-SAFE Sound (quando existe um risco de colisão, o sistema prepara o ouvido humano para o ruído que prevê ocorrer em resultado do acidente) é um novo sistema e também faz parte do equipamento de série.

O pack opcional Driving Assistance é constituído pelo Active Distance Control DISTRONIC, Active Steering Assist, Active Speed Limit Assist, Active Brake Assist com função de cruzamentos, Evasive Steering Assist, Active Blind Spot Assist, Active Lane Keeping Assist e PRE‑SAFE PLUS. O Active Distance Control DISTRONIC e o Active Steering Assist fornecem agora uma assistência mais confortável ao condutor e permitem manter uma distância de segurança para os veículos em frente e manobrar a direção com o mínimo esforço. A velocidade é agora ajustada automaticamente antes das curvas ou dos cruzamentos. O Active Lane Change Assist também foi significativamente melhorado (as funções individuais variam em função do país a que se destina o veículo). Além disso, o pack Driving Assistance Plus inclui o PRE-SAFE Impulse Side. Este sistema pode preparar os ocupantes dos bancos dianteiros para um impacto lateral. Oprocesso consiste em fornecer um impulso lateral aos ocupantes e desta forma permite reduzir o risco de ferimentos.

Graças aos aperfeiçoados sistemas de câmara e de radar, o novo CLS tem agora uma maior capacidade para detetar o trânsito na sua proximidade. Pela primeira vez, também utiliza os dados do mapa e da navegação para calcular o comportamento de condução. O menu «Assistance Graphics» do painel de instrumentos mostra ao condutor quais as funções de assistência que foram selecionadas e as situações perante as quais os sistemas atuam. Os ícones inconfundíveis fornecem informação no ecrã do painel de instrumentos e no ecrã head-up. Todas as funções são agora controladas a partir do volante.

Em situações de trânsito congestionado em autoestradas e vias rápidas, são agora possíveis paragens por um período de até 30 segundos durante o qual o CLS poderá iniciar novamente a marcha de forma automática e seguir os veículos em frente (em combinação com o Active Parking Assist).

As luzes de máximos ULTRA RANGE dos faróis MULTIBEAM LED produzem a máxima intensidade luminosa permitida por lei, que resulta na manutenção do brilho das luzes de máximos acima do valor de referência de um lux ao longo de uma distância de mais de 650 metros.

 

Suspensão

O novo CLS está equipado com uma suspensão dianteira de quatro barras e uma suspensão traseira de cinco barras. A suspensão de molas helicoidais dinamicamente configurada está disponível como equipamento de série. A suspensão DYNAMIC BODY CONTROL disponível como opção tem uma configuração básica desportiva e inclui amortecimento continuamente ajustável nos eixos dianteiro e traseiro. Estão disponíveis para seleção os modos de condução Comfort, Sport e Sport+. Está também disponível a opcional suspensão pneumática AIR BODY CONTROL com um aperfeiçoado sistema de amortecimento adaptativo e ajustável. Através do interruptor do modo de condução, o condutor poderá selecionar as características de comportamento do veículo, desde uma configuração otimizada para o conforto até uma afinação mais desportiva.

 

Nova gama de motores

A terceira geração do CLS está equipada com motores a diesel e a gasolina totalmente novos. Outra característica do coupé de quatro portas corresponde à vasta gama de versões 4MATIC.

A potência dos motores a diesel varia desde a versão de 210 kW/ 286 CV e 600 Nm de binário (CLS 350 d 4MATIC) à de 250 kW/ 340 CV e 700 Nm (CLS 400 d 4MATIC). As características especiais do motor topo de gama da família diesel incluem, o processo de combustão estratificada, sobrealimentação de duas fases e, pela primeira vez, a utilização do sistema de variação de fase das válvulas CAMTRONIC. O motor é caracterizado por um bloco em alumínio, um aperfeiçoado revestimento NANOSLIDE das paredes dos cilindros e êmbolos em aço. Todos os componentes relevantes para uma eficiente redução das emissões foram instalados diretamente no motor.

A versão mais potente é o motor a gasolina de seis cilindros. O novo motor de seis cilindros em linha, sistematicamente eletrificado com o EQ Boost (motor de arranque/alternador integrado), e o sistema elétrico de bordo de 48V, fornecem a potência e energia necessárias ao CLS 450 4MATIC. As suas prestações: 270 kW/ 367 CV e 500 Nm, mais 250 Nm de binário e 16 kW/ 22 CV de potência disponíveis através do EQ Boost durante curtos períodos de tempo. O motor elétrico integrado conhecido como EQ Boost assiste o motor de combustão, por exemplo, durante a aceleração, permite uma condução com o motor de combustão desligado («roda livre») e fornece energia à bateria através do sistema de recuperação de energia de elevada eficiência. Com esta tecnologia, é possível economizar combustível a um nível que anteriormente era do domínio exclusivo da tecnologia híbrida de alta tensão. Em suma, o novo motor de seis cilindros em linha apresenta o desempenho de um motor de oito cilindros, com um consumo de combustível significativamente inferior. O CLS 450 4MATIC está equipado de série com um filtro de partículas.

 

In-Car Office

Com o serviço In-Car Office do Mercedes me connect, os condutores poderão utilizar as funções de escritório diretamente no veículo e aceder a dados importantes tal como se estivessem nos seus escritórios. O In-Car Office utiliza as localizações dos registos de calendário e transfere-as automaticamente para o sistema de navegação do veículo. O utilizador também poderá telefonar para realizar uma conferência telefónica com base num registo de calendário. O sistema poderá também detetar automaticamente o código de acesso PIN e digitá-lo em simultâneo.

 

Edition 1

A exclusividade do CLS pode ser ainda mais reforçada com a série Edition 1, que estará disponível durante cerca de um ano. Este modelo especial está equipado de série com várias funcionalidades luxuosas que só estão disponíveis para o Edition 1. Estas incluem, o conceito de interior COPPER ART com bancos em pele napa pérola preta com secções centrais em padrão diamante e cordões em cor de cobre, pespontos contrastantes na cor de cobre na consola central, nos bancos, nos apoios de braços, no tablier e nos revestimentos das portas, e ainda uma grelha exclusiva em padrão diamante com pinos em cromado mate e uma lamela na cor de cobre polido. O modelo Edition 1 pode ser equipado com qualquer uma das versões de motores disponíveis.

O exterior tem por base a linha AMG. As características especiais incluem de série os faróis MULTIBEAM LED e jantes de liga leve multi-raio AMG de 20 polegadas, pintadas em preto com flange do aro em alto brilho. Este modelo é reconhecido pela inscrição «Edition 1» nos guarda-lamas dianteiros.

Os destaques do interior incluem:

– suporte do tablier revestido em pele napa preta;

– consola central e suporte do tablier revestidos em madeira de freixo porosa com acabamento em preto;

– relógio analógico IWC com mostrador exclusivo;

– chave do veículo em preto de alto brilho com guarnição em cromado de alto brilho;

– iluminação ambiente em 64 cores, incluindo a iluminação das saídas de ventilação;

pack espelhos;

pack memória;

– encosto do banco traseiro rebatível na proporção de 40/ 20/ 40;

– tapetes com insígnia «Edition 1» e cordão na cor de cobre;

– inscrição «Edition 1» cromada na consola central e apresentação de «Edition 1» no ecrã de boas-vindas.