«Também os Brancos Sabem Dançar»
Kalaf lança primeiro romance

Kalaf Epalanga prepara-se para lançar o seu primeiro romance, intitulado «Também os Brancos Sabem Dançar». O livro, que está nas bancas a partir de hoje, 21 de novembro, será apresentado a seis de dezembro no São Luiz Teatro Municipal, pelas 18H30. Na sessão participarão Cláudia Semedo, Cristina Roldão e Nástio Mosquito.

Texto: Redação Human

«Também os Brancos Sabem Dançar» (ed. Caminho) é uma obra de autoficção, género cultivado por muitos escritores europeus mas relativamente raro em Portugal. Kalaf Epalanga, músico e escritor, segue de autocarro da cidade sueca de Gotemburgo para Oslo, a capital da Noruega, onde vai atuar à noite no festival «OYA». Como não tem um passaporte válido para mostrar, é detido por tentativa de imigração ilegal e conduzido à esquadra da polícia para interrogatório. Aflito perante a iminência de perder o concerto, interroga-se: «Como vou explicar a estes polícias noruegueses que, apesar do meu aspeto pouco comum por estas paragens, não sou mais do que um pacífico músico angolano em digressão? Conseguirei explicar-lhes quem são os Buraka Som Sistema? Falo-lhes da cena musical de Lisboa? De como nasceu o Kuduro num musseque de Luanda? Eles irão perceber?»

Parte daqui a história do surpreendente primeiro romance de Kalaf Epalanga, que já publicou os livros de crónicas «O Angolano Que Comprou Lisboa (Por Metade do Preço)», que resultou num espetáculo no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, e «Estórias de Amor para Meninos de Cor». Foi cronista do jornal Público e da Rede Angola e escreve para a GQ Portugal. Vive e trabalha entre Lisboa e Berlim.