Cegos reinventa experiência formativa

Como posição de destaque mundial em formação e desenvolvimento, o Grupo Cegos, que integra em Portugal a CEGOC, fez do digital learning e do customer experience duas grandes prioridades. Ao trabalhar lado a lado com empresas e formandos, está agora a reinventar a experiência de formação, com o objetivo de apoiar e acompanhar as mudanças no mundo do trabalho.

Defendendo que a mudança exige uma resposta sem precedentes, e como pioneira no ensino à distância com a criação dos primeiros módulos de e-learning em 2001, a Cegos acaba de lançar o «4REAL», abordagem totalmente nova que se concentra na transposição operacional para longo prazo e que estará disponível no mercado nacional na primavera de 2018.

 

Transformação, profissionalização e inovação

Com base nos serviços de consultoria e suporte que oferece aos seus clientes, o grupo identificou três grandes problemas que a comunidade empresarial atualmente enfrenta:

– Transformação. De acordo com pesquisas do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), publicadas no estudo «HR Change Readiness», de 2015, as empresas passam pelo menos por cinco grandes mudanças a cada três anos. No entanto, 60% desses projetos são totalmente novos, contribuindo para o desenvolvimento de uma maior incerteza e complexidade. Como resultado, as empresas encaram apenas um terço desses projetos como um projeto de sucesso.

– Profissionalização. As empresas de hoje precisam de auxiliar os seus funcionários a desenvolver aptidões profissionais de forma contínua. Estima-se que no futuro os funcionários vão mudar de emprego a cada dois anos. Isso significará desenvolver não só novas aptidões técnicas, mas também interpessoais, que são essenciais para o trabalho ágil, tanto individual como em equipa, num contexto de mudanças rápidas e contínuas.

– Inovação. Para responder a estes desafios, numa altura em que os métodos de aprendizagem estão a mudar e há uma infinidade de opções de formação disponíveis, as empresas precisam de adotar uma abordagem ágil da inovação e fazer as escolhas corretas quando se trata do tema formação.

 

Uma nova abordagem de formação

A tecnologia digital contribuiu para o desenvolvimento de uma maior oferta de programas de formação, com uma ampla gama de interações interpessoais e digitais disponíveis, desde o uso de smartphones em sala de aula até a criação de atividades digitais, ao lado das múltiplas possibilidades de partilhar experiências com outros através da aprendizagem peer-to-peer. No entanto, o que pode parecer adequado em termos pedagógicos e simples para o formador, às vezes pode ser complicado para o formando.

A pergunta «o programa de formação é apropriado?» já não é suficiente. Existem atualmente duas questões críticas:

– «O formando consegue aceder ao programa fácil e amigavelmente?»

– «É suficientemente inspirador para verdadeiramente envolver formandos à distância?»

Esta mudança de paradigma significa mudar de um design instrucional para design experiencial. Por outras palavras, entrar na pele do formando.

É com este fim em mente que a Cegos criou o «4REAL», uma nova abordagem para o formando, centrada na eficácia.

A promessa é a de resultados profissionais e de um impacto no desempenho, de forma real.

Disponíveis na plataforma on-line «LearningHub @ Cegos», os cursos «4REAL» cumprem os quatro critérios que as organizações atuais procuram:

– Desenvolvidos em parceria com utilizadores finais, estes cursos blended (que integram formação presencial e à distância) oferecem uma solução de formação que visa a implementação a longo prazo de práticas profissionais e permitem que os participantes aprendam ao seu próprio ritmo.

– Estes programas concentram-se na transposição do que foi aprendido para o local de trabalho: como resultado, os cursos não garantem apenas que os participantes entendam o conteúdo; produzem resultados no local de trabalho e contribuem para a melhoria do desempenho.

– Estes cursos ATAWAD (any time, anywhere, any device) incluem a melhor tecnologia digital acessível a qualquer momento, em qualquer dispositivo, sempre que houver uma oportunidade adequada para aprender.

– Por fim, estes cursos são personalizáveis, para atender às questões de desempenho do tecido empresarial e permitir que cada participante aprenda de acordo com as suas próprias preferências.

Com uma variedade de opções de formação individual e em grupo, a Cegos já tem disponível cerca de 40 cursos que incluem a abordagem «4REAL», principalmente nas áreas de desenvolvimento pessoal, eficácia profissional e gestão de pessoas e projetos.

Da mesma forma, a maioria dos principais programas de formação feitos à medida são construídos com base nas quatro características da abordagem «4REAL». O mesmo irá ser aplicado a uma nova geração de cursos de formação corporativa que o grupo conta lançar em breve.

Esta nova abordagem enriquece a gama de soluções já disponibilizadas pela Cegos: coaching, aprendizagem pura em sala de aula e módulos curtos de «três horas para…», soluções testadas e que complementam a solução «4REAL», respondendo às reais necessidades dos clientes.